A Unidade de Saúde Modelo, uma das mais procuradas em Porto Alegre, deixou de aplicar a vacina contra a covid-19 na manhã desta quarta-feira (14). O salão da Igreja Nossa Senhora do Líbano, na Avenida Jerônimo de Ornelas, em frente ao posto, passa a ser utilizado por tempo indeterminado.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a alteração ocorre para dar mais conforto e agilidade à quem procura vacinação. À medida que baixam as faixas etárias dos idosos até 60 anos e, em seguida devendo atingir o público das comorbidades, o movimento vai aumentar. No momento, segue a imunização para pessoas a partir de 63 anos em Porto Alegre.
Assim, o prédio do Modelo concentrará a vacinação para a gripe (H1N1) e outros atendimentos normais da unidade. Na Igreja, ficará a vacinação contra covid, onde, segundo a SMS, há abrigo, mais conforto e segurança. O movimento agora pela manhã era tranquilo no local, com pouca fila.
A ampliação de novas faixas etárias para a vacinação contra a covid-19 depende da confirmação do novo lote que deve chegar nesta quinta-feira.
O movimento foi tranquilo nas 30 unidades de saúde e três drive-thrus (Big Sertório, Big Barra Shopping e PUCRS), com pequenas filas. Na unidade IAPI ocorre o último dia de vacinação de servidores do Instituto-geral de Perícias (IGP), Polícia Federal (PF) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para estes, estão aptos quem tem 20 anos ou mais. Não havia fila.