Correção: a vacinação de idosos com 66 anos ou mais não ficará suspensa em Porto Alegre entre segunda, terça e quarta-feira, conforme publicado entre 11h35min e 13h29min do dia 2 de abril. Estas faixas seguem podendo tomar a primeira dose nos postos de saúde. A informação já foi corrigida.
Com a chegada de mais de 102 mil doses de vacinas contra a covid-19, Porto Alegre começa a imunizar, a partir da semana que vem, novos grupos prioritários: trabalhadores das forças de segurança e pessoas na faixa dos 65 anos. Além deles, serão contemplados aqueles que estão no prazo para tomar a segunda dose de CoronaVac. Em razão do grande número de pessoas que serão vacinadas nesse período, para evitar aglomerações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) seguirá apenas com a aplicação de primeiras doses para o público que já está sendo atendido, de 66 anos ou mais, entre segunda e quarta-feira (7) em postos de saúde.
Pelo mesmo motivo, a vacinação do público a partir de 65 anos, prevista para iniciar na segunda (5), só deve começar na quinta (8), explicou Fernando Ritter, coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.
— Quinta, sexta (9) e sábado (10), ocorrerá a vacinação desse grupo. O número de doses garante a imunização da faixa dos 65 anos na sua totalidade. Temos cerca de 11 mil pessoas com essa idade e reservamos 12 mil doses — tranquilizou Ritter.
Já na segunda, terça (6) e quarta (7) serão vacinados, de forma escalonada, os trabalhadores da segurança. Para esse grupo, serão destinadas 7.435 doses, a serem aplicadas em dois drive-thrus montados nos estacionamentos dos supermercados Big (Av. Sertório, 6.600 e Av. Diário de Notícias, 300). Esses dois pontos serão exclusivos para esses profissionais.
— Cada policial ou guarda municipal vai ter que levar um documento assinado por ele mesmo e pela chefia. Então, esse documento vai ser dispensado pelas chefias de maneira escalonada para não ter aglomeração e fila — justificou o coordenador.
A partir de quarta (7), também terá continuidade a vacinação dos profissionais da saúde em farmácias.
Segunda dose ao longo da semana
Quem está no prazo para tomar a segunda dose da CoronaVac, tanto profissionais da saúde quanto idosos, deve se dirigir a uma das 39 unidades de saúde do município de segunda a sábado.
— Serão imunizados aqueles que estão fechando os 28 dias. Quem recebeu vacina Oxford/ AstraZeneca vai tomar a segunda dose em maio.
O coordenador lembrou que, para receber a segunda dose da CoronaVac é preciso respeitar a data marcada na carteira de vacinação e levar o comprovante à unidade de saúde. No caso de não haver sinalização de data para a segunda dose, deve-se respeitar o período mínimo de três semanas.
— Por exemplo: se eu tomei a CoronaVac hoje, a partir de amanhã eu conto 21 dias para poder tomar a segunda dose — ilustrou Ritter.
Vacinação contra gripe começa pelas crianças
Simultaneamente ao andamento da vacinação contra a covid-19, Porto Alegre deve começar, a partir da segunda semana de abril, a aplicar a imunização contra a gripe. Inicialmente, serão priorizadas as crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais da saúde. Os idosos devem ser imunizados na sequência desses grupos.
Vale destacar que é preciso cumprir 14 dias de intervalo entre a vacina da gripe e da covid-19.
Veja como fica o calendário previsto para a próxima semana em Porto Alegre:
De segunda a sábado:
Aplicação da segunda dose de CoronaVac nas 39 unidades de saúde. Também ocorre a imunização da faixa atendida agora, de 66 anos ou mais (leia abaixo).
Segunda, terça e quarta:
Drive-thrus dos hipermercados Big Sertório e Big BarraShopping vacinarão exclusivamente os profissionais de segurança, das 9h às 17h.
Quinta, sexta e sábado:
Será incluída a vacinação para pessoas com 65 anos, nas 39 unidades de saúde referência, além dos drives Big Sertório e BarraShopping
A partir de quarta:
Retomada a vacinação nas farmácias referência para profissionais da saúde