A Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC), na Região Carbonífera, está parcialmente interditada até o dia 25 deste mês. A medida foi tomada nesta semana para evitar mais casos de coronavírus no local. A Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) informa que há 15 casos confirmados e outros 61 suspeitos que aguardam resultado em isolamento total.
A decisão é do juiz Paulo Irion, que proibiu a entrada de presos, bem como o ingresso de advogados ou oficiais de Justiça desde a última segunda-feira (12), inclusive sem a realização de videoconferências.
A Seapen confirma que o módulo 4 está interditado, mas que o restante da cadeia segue recebendo detentos, assim como profissionais que atuam ou acessam a penitenciária. Além dos 76 testes já realizados, outros serão aplicados se for necessário. Por enquanto, não há registro de casos graves. Todos são monitorados diariamente por médicos e enfermeiros — há um posto de saúde instalado dentro do estabelecimento prisional, que tem 1,3 mil apenados.