Sete prefeituras da Região Carbonífera anunciaram novas restrições para o próximo final de semana, na tentativa de conter o avanço do coronavírus. Em uma nota oficial sobre a ação, a ação determina o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e de manutenção entre a próxima sexta-feira (12) às 20h e segunda-feira (15), às 5h. A ação é chamada de lockdown, mas não estão previstas restrições à circulação.
Participam do grupo as prefeituras de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, General Câmara, Minas do Leão e São Jerônimo. Com exceção de Charqueadas, as demais localidades já haviam implementado medidas mais duras no último final de semana.
A informação foi divulgada pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc). Segundo a entidade, neste fim de semana, municípios vizinhos, que fazem parte da Costa Doce e Vale do Rio Pardo, também entrarão no acordo e ampliarão restrições.
Conforme a Asmurc, em reuniões realizadas nesta terça-feira (9) os prefeitos avaliaram os resultados das medidas mais restritivas decretadas no último final de semana e decidiram por adotar as restrições novamente.
Nos sete municípios da Carbonífera, os serviços essenciais, supermercados, farmácias e fornecedores de gás, poderão funcionar, exclusivamente, com o sistema de telentrega, bem como os serviços de alimentação. Os serviços funerários poderão atuar, permanecendo com as portas fechadas. Da mesma forma, oficinas mecânicas, borracharias e auto elétricas deverão atender apenas emergências, de portas fechadas. Os postos de combustíveis terão permissão para vender apenas gasolina, álcool e diesel, garantindo a atuação das equipes de saúde e de segurança. As lojas de conveniências de postos instalados em rodovias somente poderão atender pessoas que estiverem comprovadamente em trânsito pelo município, como caminhoneiros e motoristas de órgãos públicos.
As penalidades serão as expostas no Código Sanitário Municipal, sem prejuízo das demais sanções penais cabíveis. O decreto não se aplica aos estabelecimentos de assistência à saúde humana e animal, como clínicas médicas e veterinárias, laboratórios de exames e serviços de diagnósticos.
Assinam a nota o prefeito de General Câmara e presidente da Asmurc, Helton Barreto, prefeito de Arroio dos Ratos, José Carlos Azeredo, prefeito de Barão de Triunfo, Elomar Kologeski, prefeito de Butiá, Daniel Almeida, prefeito de Charqueadas, Ricardo Vargas, prefeita de Minas do Leão, Silvia Lasek, e prefeito de São Jerônimo, Evandro Heberle.