Depois de seis finais de semana, Pelotas não terá o fechamento de atividades comerciais essenciais. Segundo o decreto publicado nesta semana, supermercados, mini mercados, padarias, fruteiras e outros tipos de atividades comerciais consideradas não essenciais poderão funcionar no sábado e no domingo.
Desde o final de semana dos dias 6 e 7 de março, todas as atividades comerciais tinham que encerrar as atividades presencias na sexta-feira e reiniciar apenas na segunda-feira. Com o novo texto os estabelecimentos podem funcionar das 6h até as 16h.
Em transmissão pelas redes sociais no dia 5 de março, a prefeita Paula Mascarenhas anunciou a medida mais restritiva no dia em que o município atingia 118% de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19.
— Essas medidas visam a atenuar o ritmo de contágio para que a gente possa ter, nas próximas semanas, uma situação mais tranquila — afirmou Paula Mascarenhas na época.
Quase dois meses depois, Pelotas tem aproximadamente 95% dos leitos de UTI covid-19 ocupados. A situação da cidade, segundo a secretaria de Saúde, Roberta Paganini, é mais tranquila, mas ainda necessita de muita atenção e cautela.
– Ainda estamos em um momento preocupante da pandemia, e estamos longe de reduzir leitos de UTI. Precisamos seguir com todos os cuidados para evitar novos casos e mortes - explicou Paganini.
Segue proibido no município a permanência de pessoas em locais públicos abertos, sem controle de acesso, tais como praças, parques, canteiro central de avenidas e outros espaços similares, permitindo-se apenas a circulação e a prática de exercícios físicos individuais. Está proibida a permanência na orla da praia, assim como o banho.
Pelotas já registrou 633 mortes causadas pela covid-19. Atualmente 161 pacientes estão internados em hospitais da cidade por causa da doença.