Na tentativa de imunizar o maior número de pessoas contra o coronavírus, municípios da Região Metropolitana e do Vale do Sinos deram andamento a campanha de vacinação neste sábado (10). A aplicação de doses segue na próxima semana.
Abaixo, confira como está a imunização em cada município
Canoas
Nesta sábado, 4.009 pessoas com mais de 63 anos foram vacinadas com a primeira dose da Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz. O dia de imunização começou para a população acima de 64 anos, mas logo no início da tarde foram incluídas as pessoas com 63 anos, avançando na campanha.
Na segunda-feira (12), serão retomadas as segundas doses para idosos e profissionais da saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Conforme a prefeitura, para continuar a vacinação dos idosos com 63 ou mais, é preciso receber novas doses do governo federal.
A partir da próxima semana, o município deve dar sequência à vacinação das forças de segurança. Nesta etapa, a imunização abrangerá os servidores de atividades prioritárias do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) e da Polícia Federal (PF). A Secretaria Municipal da Saúde divulgará as datas e os locais de vacinação.
Sapucaia do Sul
O município não realizou vacinação neste sábado. Conforme a prefeitura, a imunização dos idosos é feita por meio de agendamento nos 24 postos do município, o que se tornou uma opção mais ágil e que evita filas nas unidades de saúde, segundo o Executivo. Até o momento, foram vacinadas 16.863 pessoas na cidade.
O município está administrando a primeira dose para idosos a partir dos 63 anos, além de a realizar a segunda aplicação. Para a próxima semana, a previsão da prefeitura é vacinar 3.700 pessoas (o número pode aumentar se mais doses forem recebidas) e chegar aos idosos de 61 anos.
Esteio
A prefeitura vacinou neste sábado 1.190 pessoas (sendo 480 pessoas com a primeira dose e 710 com a segunda). A imunização contempla atualmente idosos de 61 anos ou mais. Na próxima semana, a expectativa é imunizar idosos e trabalhadores de saúde.
Alvorada
Neste sábado, cerca de 1.500 pessoas foram vacinadas. A etapa contempla idosos de 63 ou mais. O município aguarda nova remessa de doses para imunizar idosos com 62 anos.
Cachoeirinha
Conforme a prefeitura, a vacinação será retomada, na segunda, exclusivamente para o grupo de pessoas com 62 ou mais e para quem deve receber a segunda dose. Para profissionais da saúde, a segunda dose está suspensa devido à falta da CoronaVac, imunizante usado na primeira aplicação, de acordo com administração local.
São Leopoldo (Vale do Sinos)
Neste sábado, o município vacinou 340 pessoas com a segunda dose da vacina. Os idosos que não tomaram a segunda dose neste sábado poderão recebê-la na terça-feira (13). Na segunda, a vacinação será ampliada para a aplicação da primeira dose em idosos com 63 anos ou mais. Também será realizada a segunda dose em profissionais de saúde.
Novo Hamburgo (Vale do Sinos)
O município aplicou 1.650 doses, neste sábado, em idosos de 63 anos ou mais. Na próxima semana, a prefeitura irá contemplar o grupo de pessoas com 62 anos ou mais e o de pessoas que devem receber a segunda dose.
GZH entrou em contato com as prefeituras de Viamão, Gravataí e Guaíba, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.