Com o lote de vacinas contra a covid-19 que chegou nesta sexta-feira (26) ao Rio Grande do Sul, todos os 497 munícipios gaúchos serão abastecidos com novas doses. São 290 mil unidades, sendo 227,4 mil da CoronaVac e 62,6 mil do imunizante de Oxford/AstraZeneca. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a remessa começa a ser distribuída ainda nesta sexta às coordenadorias regionais de Saúde.
As regiões de Porto Alegre e Frederico Westphalen receberão apenas doses da CoronaVac. O maior número de vacinas será entregue à Coordenadoria Regional de Saúde da Capital: são 68.220 ampolas, sendo que 39,8 mil serão destinadas apenas à imunização em Porto Alegre.
As demais regiões receberão tanto a CoronaVac quanto a vacina de Oxford/AstraZeneca.
A Coordenadoria Regional de Saúde de Caxias do Sul é a segunda no ranking com maior número de doses. Serão 28.850 unidades das vacinas, sendo que Caxias vai ficar com 11.080.
A orientação da SES é que essas doses sejam usadas para a primeira aplicação, sem reservas para a segunda. Já um próximo lote será destinado à segunda dose.
Com essa nova remessa, a projeção é que todos os idosos com 67 anos ou mais sejam imunizados no Rio Grande do Sul. A SES estima ainda que haverá doses suficientes para que os municípios comecem a vacinar os idosos de 66 anos. Porto Alegre, por exemplo, já anunciou que, com o novo lote, passa a vacinar as pessoas a partir de 66 anos na quinta-feira (1º).