A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre confirmou nesta terça-feira (16) a retomada parcial do atendimento de novos pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19. Com isso, pessoas com sintomas graves da doença serão recebidas para tratamento somente se forem encaminhadas pela central de regulação de leitos do município e pelo SAMU.
A Santa Casa reforça, no entanto, que não há restrições no atendimento de pessoas que estejam com outras enfermidades que não o coronavírus.
Desde domingo (14), as emergências covid localizadas no Hospital Santa Clara e no Hospital Dom Vicente Scherer estavam fechadas. De acordo com o diretor-médico do complexo hospitalar, Antônio Kalil, a retomada foi possível graças a redução do número de pacientes que precisam, neste momento, de ventilação mecânica. No entanto, uma volta mais ampla dos atendimentos ainda está longe de acontecer.
— Ainda estamos atendendo em condições extremas. Para ter uma situação próxima da normalidade, precisaríamos ter uma redução de 70% das internações de pacientes graves — avaliou.
Nesta terça-feira, o hospital Santa Clara está abrindo mais um espaço para pacientes que precisam de ventilação mecânica. A obra foi realizada na emergência da instituição.
Kalil reforça ainda que não há restrições no momento para o atendimento de pacientes graves com outras enfermidades, como infarto, apendicite e acidente vascular cerebral (AVC):
— A emergência não-covid do Hospital Dom Vicente Scherer está operando e temos separado 42 leitos de UTI para o atendimento de pessoas que sofram de outras doenças.