Duas das três emergências do complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto
Alegre anunciaram fechamento neste domingo (14). A emergência SUS, localizada no Hospital Santa Clara, e a emergência covid, no Hospital Dom Vicente Scherer, já vinham atendendo com restrições, mas agora não receberão mais pacientes.
De acordo com a assessoria da instituição, a necessidade de fechamento se dá porque a capacidade assistencial das unidades está próxima a 300% de ocupação.
Já a emergência não covid, também localizada no Hospital Dom Vicente Scherer, passa a funcionar com restrição máxima. Isso significa que serão atendidos apenas pacientes com risco de morte iminente.
As medidas ficarão vigentes por tempo indeterminado, a partir da análise constante do cenário assistencial da instituição.
Estado
A lotação das emergências da Santa Casa não é um fenômeno isolado. No mapa do distanciamento controlado do Rio Grande do Sul, atualizado até as 19h de sábado (13), 12 das 21 regiões gaúchas estão atendendo com as unidades de terapia intensiva (UTI) acima da capacidade.
Porto Alegre, por exemplo, tem 1.108 leitos de UTI, mas estava com 1.271 ocupados — 894 deles por pacientes com covid-19 ou suspeitos da doença. No sábado, as UTIs da Capital registraram recorde de ocupação por coronavírus: 816 pacientes com a doença estavam internados às 14h40min. Ao longo da tarde, o número baixou, chegando a 802.