A prefeitura de Pelotas anunciou a abertura de mais 10 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com covid-19. Os novos leitos devem estar à disposição da população a partir desta quarta-feira (3). O reforço acontece depois de o município registrar ocupação máxima na última sexta-feira (26).
Pelotas passa a contar agora com 50 vagas. A ampliação de 40 para 50 leitos de UTI Covid representa um aumento de 20% em vagas para tratamento intensivo destes casos. A prefeitura irá arcar com R$ 200 mil para o funcionamento dos novos leitos e espera um aceno positivo do governo federal para manutenção do repasse de recursos para os serviços relacionados a pandemia.
— Não é fácil fazer esse tipo de ampliação, ainda mais do ponto de vista de recursos humanos, mas a Beneficência (o hospital Beneficência Portuguesa), mais uma vez está sendo parceira do município — afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.
Além do anúncio, a prefeitura publicou o novo decreto com medidas para conter o avanço da covid-19. Além dos protocolos do decreto estadual, o município incluiu no texto a proibição expressa da permanência de pessoas em locais públicos, inclusive na faixa de areia da praia.
Também estão suspensos as cirurgias eletivas e os procedimentos que necessitem de anestesia, salvo em casos de urgência e emergência.
Pelotas já registrou 382 mortes desde o começo da pandemia. A cidade chegou a ser última do país com mais de 200 mil habitantes a registrar a primeira morte.