Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, São Leopoldo e Sapucaia do Sul suspenderam a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19. Os imunizantes reservados para a primeira aplicação acabaram entre quarta-feira (3) e sexta-feira (5).
Apesar disso, o calendário para a aplicação da segunda dose segue normal para quem já tomou a primeira. Em Canoas, por exemplo, os idosos com 85 anos ou mais começam a receber a segunda aplicação a partir da próxima quarta-feira (10).
Segundo levantamento feito por GZH, quatro cidades da Região Metropolitana ainda têm doses disponíveis tanto para a primeira como para a segunda dose: Novo Hamburgo, Esteio, Viamão e Guaíba.
Confira a situação do seu município:
Alvorada: as doses para a primeira aplicação acabaram na quarta-feira (3). Enquanto isso, segue a aplicação da segunda dose em idosos e profissionais da saúde no Centro de Vacinação do município, das 8h às 20h. A data é pré-definida na carteira de vacinação.
Cachoeirinha: não há mais vacinas disponíveis para a primeira dose. A última faixa etária que recebeu o imunizante foi de 80 anos ou mais. Na segunda-feira (8), começam a ser aplicadas as segundas doses apenas nas unidades ESF Carlos Wilkens e UBS Décio Martins Costa, entre 8h30 e 11h30 pela manhã e entre 13h e 16h30 à tarde.
Canoas: as doses para a primeira aplicação acabaram na sexta-feira (5). Os imunizantes estavam sendo usados na vacinação de idosos acima de 80 anos, idosos acamados e cuidadores. Na quarta-feira (10), será retomada a aplicação da segunda dose nas unidades básicas de saúde. A orientação da prefeitura é que idosos vacinados acima de 85 anos procurem a sua UBS de referência após 28 dias da aplicação da primeira dose.
Eldorado do Sul: o município está aplicando a primeira e a segunda dose. Eldorado do Sul está aplicando a primeira dose em idosos de 81 anos ou mais e profissionais de saúde. Já a segunda dose está sendo aplicada em idosos de 85 anos ou mais e profissionais da saúde. Ainda restam 470 vacinas para a primeira dose e 400 vacinas para a segunda dose.
Esteio: o município está aplicando a primeira e a segunda dose. Esteio iniciou a vacinação de idosos com 79 anos ou mais na sexta-feira (5). A imunização também ocorre neste sábado (6) e segue na próxima semana - sempre por meio de agendamento, para evitar filas. Conforme a prefeitura, ainda estão disponíveis cerca de 500 doses destinadas à primeira aplicação.
Gravataí: as doses para a primeira aplicação acabaram na sexta-feira (5). Os imunizantes estavam sendo usados na vacinação de idosos acima de 77 anos. Conforme a prefeitura, a aplicação da segunda dose segue o calendário normal.
Guaíba: o município está aplicando a primeira e a segunda dose. Guaíba tem ainda 70 doses destinadas para a primeira aplicação em idosos acamados. O restante está reservado para a segunda dose.
Novo Hamburgo: o município está aplicando a primeira e a segunda dose. O município tem 1,2 mil doses destinadas para a primeira aplicação. Na sexta-feira (5), a prefeitura realizou um drive-thru que vacinou cerca de 200 idosos. A partir de segunda-feira (8), os idosos de 81 a 84 anos que ainda não tomaram a primeira dose podem fazer o agendamento na sua unidade de saúde via telefone ou presencialmente. Para tomar a vacina, é necessário levar o cartão SUS e um documento com foto.
São Leopoldo: as doses para a primeira aplicação acabaram na quinta-feira (4) e não há mais vacinas disponíveis para essa etapa no momento. Enquanto isso, segue a aplicação da segunda dose. Neste sábado (6), um drive-trhu ocorre no Largo Rui Porto, perto do Ginásio Municipal Celso Morbach. O horário de funcionamento à tarde é das 13h30 às 15h30. Os idosos devem levar documento com foto, comprovante de residência, Cartão SUS ou CPF e a carteira de vacinação.
Sapucaia do Sul: as doses para a primeira aplicação acabaram na sexta-feira (5). Os imunizantes estavam sendo usados na vacinação de idosos acima de 77 anos. A vacinação ocorre em três frentes: drive-thru, na UBS Centro e em domicílio, conforme agendamento. Segundo a prefeitura, restam apenas 279 doses para a segunda aplicação.
Viamão: o município está aplicando a primeira e a segunda dose. Viamão está vacinando idosos com 80 anos ou mais. Ainda restam 750 doses para a primeira aplicação. A imunização dos grupos que já receberam a primeira dose segue o calendário normalmente. Neste sábado (6), profissionais da saúde receberam a segunda dose.