Após quatro pessoas com menos de 60 anos morrerem por causa do coronavírus na última semana, o município de Arroio Grande, no sul do Rio Grande do Sul, determinou o fechamento das atividades comerciais consideradas essenciais neste fim de semana. A medida foi anunciada pelo prefeito Ivan Guevara como forma de diminuir a circulação de pessoas e o contágio da doença na cidade de pouco mais de 18 mil habitantes.
O decreto com as regras mais rígidas foi publicado nesta semana e começa a valer na noite desta sexta-feira (12), às 20h, e vai até as 6h de terça-feira (16). Durante o período do decreto, atividades consideradas essenciais como supermercados, minimercados, lancherias e restaurantes podem funcionar apenas com o sistema de telentrega.
– As mortes de pessoas sem comorbidades geraram grande comoção na cidade. O nosso decreto é uma restrição maior ao governo do Estado para tentar diminuir essa situação que temos no município - afirmou o prefeito Guevara.
As últimas vítimas que morreram em Arroio Grande tinham idades entre 49 e 56. O município já registrou 18 óbitos desde o começo da pandemia. Pelo menos 12 mortes foram registradas apenas nos primeiros meses de 2021.
Segundo dados da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), a cidade teve aumento de 12,28% no número de casos em comparação com a semana passada. É a quinta da região que teve o maior aumento nos últimos sete dias.
– Muitas vezes a gente se sente impotente diante deste cenário. O que passa de um ano para cá é que começamos na incerteza e ainda estamos na incerteza. Temos um vírus mais agressivo e um sistema de saúde mais fragilizado - afirmou Guevara, que além de prefeito é médico e exerce a a profissão na cidade.
Pelotas, também no sul do Estado, terá o segundo final de semana com fechamento das atividades essenciais. Além do fechamento do comércio essencial, ocorrerá a suspensão na gratuidade dos idosos no transporte coletivo. O novo decreto, porém, autoriza que restaurantes e similares trabalhem no sistema de telentrega e pague e leve. As medidas se iniciam às 20h desta sexta-feira (12) e vão até as 5h de segunda-feira (15).