Em menos de 24 horas, o cadastro de profissionais para atendimento de pacientes com covid-19 aberto pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu cerca de 1.200 inscrições. Entre os interessados estão médicos, cuidadores de idosos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.
A iniciativa foi lança devido aos números recordes de internações no Estado. Segundo a SES, hospitais e prefeituras terão acesso ao banco de dados formado para analisar o perfil dos candidatos e chamá-los para repor suas equipes.
— Os trabalhadores da saúde do Estado estão sensibilizados e aderindo à estratégia, se disponibilizando para enfrentar conosco este momento de crise. Queremos cuidar das pessoas e vencer essa pandemia — disse o diretor de planejamento da SES, Cristian Guimarães.
A necessidade de mais profissionais de saúde se deve ao pico de internações das UTIs, que ultrapassou a marca de 100% nos últimos dias. A ocupação geral dos leitos, SUS e privados, chegou a 101% na tarde desta quinta-feira (4).
— O cadastro é um apoio do Estado para ter agilidade e rapidez na busca por profissionais interessados em cumprir suas atividades neste momento de extrema gravidade — explicou a diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Ana Costa.
Voluntários não precisam ser da Saúde
As condições de contato, locais de atuação e remuneração será de responsabilidade exclusiva do empregador. O cadastro pode ser feito neste link.
A SES também optou por reativar o cadastro de voluntários, que reúne pessoas interessadas na colaboração do enfrentamento à pandemia. As atividades não serão remuneradas e não haverá vínculo empregatício. Até esta quinta, foram 2.205 inscritos — 1.151 profissionais da saúde e 1.054 demais profissionais.
Qualquer pessoa pode ser candidata ao voluntariado, independente da profissão, mesmo não sendo da Saúde. A secretaria explica que uma pessoa de outra área poderá contribuir em ações sob orientação dos profissionais, sempre com acompanhamento.
A inscrição deve ser feita neste link (https://coronavirus.rs.gov.br/voluntariado), preenchendo dados pessoais e dias em que a pessoa está disponível.