A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS) decidiu afastar da vacinação contra o coronavírus um servidor da saúde após denúncia de aplicação irregular do imunizante. Conforme a pasta, após apuração, foi constatado que houve erro de aplicação “que foi imediatamente percebido, admitido e resolvido pelo aplicador diante da pessoa que recebeu a vacina”.
O caso ocorreu no Centro de Saúde Modelo nesta semana durante a imunização de profissionais da saúde. Esse servidor, conforme a denúncia que chegou à SMS, teria aproximado a seringa vazia num dos braços de uma mulher. Após reclamação, ele aplicou no outro braço o imunizante de forma correta.
“Ao fazer a sucção do final do frasco, houve entrada de uma quantidade ínfima de ar na seringa. O aplicador percebeu ao aplicar a vacina. No ato, comunicou à pessoa que estava sendo vacinada e repetiu o procedimento diante dela, em outro braço, mostrando claramente a seringa com o conteúdo a ser aplicado”, diz a nota da SMS.
Ainda conforme a pasta, “o funcionário foi afastado da função e uma investigação interna tratará de analisar todas as circunstâncias do acontecido, para avaliar a tomada de providências”. O servidor continuará trabalhando na área da saúde, mas em funções administrativas, sem atendimento ao público.