A fila para a aplicação das doses da vacina contra o coronavírus em idosos a partir de 78 anos começou às 3h50min desta quarta-feira (3) nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, em formato drive-thru. Mesmo com a procura desde muito cedo da manhã - a aplicação se iniciou às 9h - não houve avanço de fila de carros para a Rua Ludovico Cavinatto até a Perimetral Norte, como ocorreu na terça-feira (2). Um dos motivos é que a prefeitura abrirá, nesta quarta, a vacinação também (para o público a partir de 78 anos) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir das 14h. Nos Pavilhões, foram aplicadas 450 doses até por volta das 12h45min, horário em que encerraram-se as doses.
O primeiro a chegar na fila de carros nesta quarta-feira foi Adiles Munari, 78 anos. O filho, Luciano, 42, acordou cedo para levar o pai. A esposa de Adiles, Noelci Rosa Munari, 68, assistiu à imunização do marido de perto. Luciano tentou levar o pai na terça-feira, mas não conseguiu chegar aos Pavilhões por conta do trânsito.
— Tentamos ontem (terça-feira) por volta do meio-dia, mas por causa da fila enorme e do calor decidimos voltar hoje. Mudamos a estratégia e chegamos cedo, às 3h50min, direto do bairro Cruzeiro para cá — explicou.
Do carro, Adiles estava ansioso pela sua dose:
— Agora só saio de máscara, mas está dando para levar! Minha saúde está bem boa, viu? Acho que agora com a vacina vai amenizar (os riscos por coronavírus).
Próximo ao carro onde estava Munari, Ledeci Prates Guterres, 78, contou que também madrugou na fila: chegou às 4h55min. Ele lembra que antes da pandemia sempre ia dirigindo até sua cidade-natal, Rosário do Sul. Ele estava na companhia da filha, Rosenilda, 39, e do genro Albert Pereira Martins, 34.
— Eu acredito na vacina e peço a Deus que dê tudo certo. Não saio mais desde janeiro do ano passado. Fui até Quaraí só para comer um x (risos) — lembrou.
O filho de Maria Luiza Dias de Castro, 83, Joel, 46, estava ansioso para ver a mãe ser vacinada e contou que ela mal conseguiu dormir.
— Cheguei na fila às 4h30min. Vim ontem pela manhã, mas desisti pela demora. O sol estava quente também. Voltei à tarde, mas a fila não andava de novo. Hoje, então, madruguei! — disse.
Maria Luiza lamentava apenas um esquecimento para se distrair na espera:
— Esqueci o chimarrão! Que pena, eu poderia ter trazido, mas achei que era mais rápido.
À espera do primeiro paciente desta quarta-feira, a auxiliar de enfermagem e servidora da prefeitura Marta Guimarães, 60, explicou que participou de todos os dias de drive-thru em Caxias, além das campanhas de gripe e febre amarela.
— Desde que entrei na prefeitura, há 15 anos, tenho feito todas as campanhas. Com a covid-19 observamos a ansiedade das pessoas. A gente se emociona junto com os que choram quando recebem a aplicação — disse a profissional, que somente na terça-feira aplicou 157 doses.
Ela ainda pede paciência a todos que vão em busca da vacina:
— É um trabalho cansativo e pedimos colaboração de quem fica horas na fila porque ainda temos que preencher planilhas, é um controle que exige muita responsabilidade.
Em média, a aplicação da dose leva um minuto.
Vacina de presente de aniversário para dona Ignez
Em um dos nove guichês improvisados instalados dentro dos Pavilhões era possível ouvir de longe o canto de Parabéns a Você logo que se iniciaram as aplicações, por volta das 9h. As técnicas da prefeitura comemoraram o aniversário de Ignez Horr Dorneles, que foi imunizada no mesmo dia que completa 82 anos. Assim como outros, Ignez tentou receber a dose na terça-feira, mas conseguiu somente nesta quarta.
— É um presente! Estou feliz!— contou, ao lado do filho, Jaques, 51, que levou a mãe cedo da manhã, às 5h30min.
Sete UBSs farão a aplicação à tarde
Além do drive-thru nos Pavilhões pela manhã, das 14h às 20h30min sete UBSs estarão abertas para aplicação da vacina: Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário. Nesta terça-feira, foram vacinados 2,4 mil idosos apenas no drive-thru.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que os idosos que não puderem ir se vacinar nesta quarta-feira serão imunizados em outra oportunidade, de acordo com o recebimento de novas remessas. Datas, locais e horários serão informados posteriormente.
Nesta quarta, o Rio Grande do Sul irá receber 174,8 mil novas doses da CoronaVac. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde e fará com que as doses já recebidas no Estado cheguem a quase 1,1 milhão.