O Rio Grande do Sul receberá do Ministério da Saúde 55 respiradores destinados ao enfrentamento da pandemia. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o anúncio foi feito nesta segunda-feira (15) pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde do ministério, Franco Duarte, em reunião virtual com titulares das pastas da Saúde dos Estados. Serão 38 respiradores de transporte e 17 dos chamados beira-leito.
Os equipamentos serão utilizados para ampliar o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, atendendo a pedido feito pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ao governo federal.
Além desses aparelhos, o Estado recebeu nesta segunda-feira (15) 40 respiradores beira-leito que já estavam sendo aguardados. A distribuição dos equipamentos aos hospitais gaúchos começará nos próximos dias.
Durante a reunião, foi informado que o ministério publicará, nos próximos dias, um novo tipo de aporte financeiro para ajudar as unidades de pronto-atendimento (UPAs).