As filas registradas neste sábado (27) nos drive-thrus de vacinação contra a covid-19 em Porto Alegre refletiram no alto número de idosos imunizados. De acordo com a prefeitura, foram vacinados 5.266 idosos com 70 anos ou mais, nos três drive-thrus que estavam abertos, um recorde de vacinação nesta modalidade na capital gaúcha.
O Big Sertório registrou o maior número de aplicações de vacina, com 2.109 doses, e novo recorde registrado. Na PUCRS, compareceram 1.366 idosos. No Beira-Rio, o drive somou 1.791 doses. O fluxo de veículos no local foi acima do esperado. A prefeitura precisou estender a vacinação por mais três horas, e limitar o acesso de quem estava aguardando. Pessoas que estavam na fila tiveram que desistir, e foram orientadas a procurar a vacina na segunda-feira (29).
O número total de pessoas que receberam a primeira dose de vacina em Porto Alegre, de acordo com o vacinômetro, chega a 193.715, número que corresponde a 13% da população total da cidade. O total de vacinados equivale a 24,72% dos grupos prioritários.
Nos três locais, cerca de 180 profissionais trabalharam para imunizar a população. Com o trânsito tranquilo na capital, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) concentrou agentes para orientar a movimentação nos três locais no final do dia.
Até a tarde deste sábado, 91.881 idosos com mais de 71 anos receberam a primeira dose de vacina contra covid-19. O número corresponde a 90,7% do público-alvo estimado para a faixa etária residente em Porto Alegre.
Mudança em local de drive-thru
A vacinação contra a covid-19 em Porto Alegre será retomada na próxima segunda-feira (29). Até 39 unidades de saúde de referência, além dos drive-thrus Big Sertório, Big Barra Shopping Sul e PUCRS estarão imunizando. O estacionamento do Estádio Beira-Rio não estará mais vacinando, tendo todos os equipamentos transferidos para o Barra Shopping.
Será aberta a vacinação para idosos com 69 anos ou mais. Vinte farmácias continuam a vacinação de profissionais da saúde, na faixa dos 40 anos ou mais. Ao longo da semana, a imunização será ampliada, de forma escalonada. Na terça-feira (30), será aberta para idosos com idade a partir dos 68 anos. Na quarta-feira (31), serão vacinados idosos a partir dos 67 anos, e, na quinta-feira (1º), será a vez dos idosos com 66 anos ou mais.