Os municípios do Litoral Norte estão se preparando para ampliar a campanha de vacinação contra o coronavírus para idosos em geral e idade acima de 85 anos a partir desta quarta-feira (10).
Algumas cidades, como Tramandaí, vão iniciar essa etapa do processo de imunização já na quarta. Outros pretendem começar a oferecer as doses em datas próximas. Cidreira ainda está concluindo o atendimento a profissionais de saúde e idosos em asilos, e só nos próximos dias definirá o restante do seu cronograma.
Os municípios litorâneos, que reúnem boa parte da população gaúcha neste período de veraneio, estabeleceram diferentes estratégias para chegar até o público-alvo a ser contemplado neste estágio do processo de imunização. Alguns lugares, como Tramandaí e Torres, incluíram a imunização em postos de saúde ou por meio de drive-thru (a aplicação é feita sem necessidade de sair do carro).
Imbé e Cidreira, por exemplo, pretendem atender os idosos em suas casas mediante cadastramento prévio. Para receber o imunizante, é necessário apresentar um documento de identificação para confirmar a idade — as prefeituras consultadas por GZH não pretendem exigir comprovação de residência.
Quem for veranista e tomar a primeira dose da vacina na praia, conforme a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), poderá tomar a segunda no seu município de origem se já tiver deixado a região litorânea até lá. Veja, a seguir, um resumo de como deverá prosseguir a vacinação em alguns dos principais pontos do Litoral Norte.
Tramandaí
A vacinação ocorre a partir desta quarta-feira (10). Para os idosos que pretendem se imunizar nos postos, a prefeitura disponibilizou o WhatsApp (51) 98047-8609. Para evitar filas e aglomeração, a Secretaria Municipal da Saúde pede que o idoso ou familiar envie mensagem com a idade de quem será vacinado e onde mora para ser melhor direcionado pelas equipes. Pessoas acamadas serão atendidas em casa.
Para quem pretende usar drive-thru, não é preciso contato prévio. Nesse caso, deve ser levado documento oficial com foto.
Postos de Saúde (das 8h30min às 12h e das 13h às 17h)
- UBS Zona Sul
- UBS São Francisco 2
- ESF Tiroleza
- ESF Indianópolis
- ESF São Francisco 1
- ESF Agual
Drive-thrus (das 9h às 12h e das 14h às 17h)
- Av. Emancipação, ao lado da Farmácia Municipal
- Em frente à UBS Zona Sul
- No Centro de Eventos
Torres
Idosos com 85 anos ou mais começam a ser vacinados na quinta-feira (11) com 800 doses distribuídas em cinco pontos da cidade. A vacinação se inicia às 9h e prossegue enquanto durarem os estoques (não foi informado um horário limite). Basta apresentar documento que comprove a idade.
Pontos de vacinação
- Parque de Balonismo (drive-thru)
- Escola da Zona Sul
- ESF Rio Verde
- Academia de Saúde no bairro São Jorge
- Sob o viaduto da Vila São João
Imbé
Os idosos devem fazer um cadastro por meio deste site. A partir da quarta-feira (10), a prefeitura vai organizar uma agenda conforme esse cadastro e entrar em contato com os interessados para agendar o horário de imunização.
Quatro equipes volantes vão circular pela cidade para aplicar as doses a domicílio (os endereços comunicados no cadastramento). Quando o idoso for acamado, o principal cuidador terá direito à vacina também.
Xangri-lá
A imunização para idosos em geral começa na quarta-feira (10), a partir das 9h e até terminar o estoque. Como há apenas cem doses reservadas para não acamados, as aplicações serão concentradas em um único local: na escola Sementinha (Rua Rio Apucaé, 635, atrás do posto 24h).
Serão distribuídas cem fichas. Se o idoso quiser permanecer no carro, um familiar pode pegar a ficha, e ele receberá a aplicação no veículo. Como há um número considerado reduzido de doses, é recomendado chegar cedo.
Capão da Canoa
A prefeitura vai vacinar inicialmente os idosos com mais de 85 anos que se encontram acamados. Para esses, com base em um pré-cadastro do município, a campanha terá início nesta quarta-feira (10).
Para a população em geral dessa faixa etária, as doses ficarão disponíveis nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) a partir de sexta-feira (12). Segundo a assessoria de comunicação do município, além disso, todos os profissionais liberais de saúde serão vacinados nesta quarta no ESF São Jorge.
Cidreira
A vacinação será realizada nas casas onde os idosos se encontram. Para isso, será disponibilizado um número de WhatsApp para cadastro — ainda não definido até a tarde desta terça-feira (9).
A prefeitura também não confirmou a data de início da vacinação para os idosos em geral — no momento, o município está concluindo a imunização de profissionais da saúde e idosos em asilos. A expectativa é de que todas as pessoas acima de 85 anos sejam contempladas nos próximos dias.