A terça-feira (16) de Carnaval começou com fila de espera para vacinação de idosos contra a covid-19 em algumas unidades de saúde da Capital. Com a ampliação da faixa etária para a imunização, que agora permite a vacinação dos idosos com 83 e 84 anos, o movimento foi muito maior em relação ao registrado no dia anterior. Quem tem 85 anos ou mais e não se vacinou nos dias anteriores ainda pode se imunizar.
O posto que mais se destaca pela procura é o Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana. Já não tem cadeira pra todo mundo e muitos ficam de pé. As árvores ajudam com a sombra, já que o sol é forte por aqui. Neste momento, está sendo chamada a senha 228. Quem chega está recebendo a 363. Ou seja, são 135 pessoas na frente. Além disso, por causa do almoço, o número de aplicadores diminuiu de cinco para duas pessoas. A prefeitura recomenda procurar outros postos, como o Santa Marta, no Centro, ou Moab Caldas, na Zona Sul, que não têm tanta procura.
No drive-thru em funcionamento nesta terça-feira, no Hipermercado Big da Avenida Sertório, o local destinado aos carros estava lotado por volta de 11h30min. Há fila de carros iniciando no acesso pela Rua Sérgio Jungblut Dietrich, ocupando a faixa da direita da Sertório e entrando até o final da Dona Alzira.
Somente pela manhã, cerca de 300 doses já haviam sido aplicadas. Para se ter uma ideia, na segunda-feira, no mesmo período, 60 pessoas tinham se vacinado. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, ainda não há previsão de novos drive-thrus a partir de quarta-feira.
Início da manhã
Na Unidade de Saúde Camaquã, zona sul da Capital, por volta das 7h30min, cerca de 10 idosos aguardavam o início do processo, marcado para as 8h. Cerca de 20 minutos depois, a fila havia dobrado de tamanho.
Para acomodar as pessoas, as equipes do posto colocaram bancos no pátio. Ainda assim, quem ficou do lado de fora das grades precisou aguardar em pé.
Maria da Silva Grudzien, 84 anos, foi a primeira a chegar, às 6h. Acompanhada do marido já vacinado, Luiz Grudzien, 87, e do marido da neta, César Augusto Gonçalves, 52. Moradores do bairro Espírito Santo, eles passaram o ano de 2020 em casa em razão da pandemia.
— Ficamos “chaveados” em casa! — contam, rindo.
Com a fila se formando, os profissionais do posto anteciparam o atendimento. Antes das 8h, já conferiam os documentos dos idosos e preparavam as carteirinhas de vacinação.
— Olha que eu tenho medo de agulha, mas não doeu nada — disse Maria após a aplicação da dose, poucos minutos depois das 8h.
Antes da 9h a fila no posto de Camaquã já havia reduzido bastante.
Na Clínica de Saúde da Família Álvaro Difini, na Restinga, o movimento também estava tranquilo pela manhã, com poucos idosos sendo vacinados. Por volta das 9h20min, quando a reportagem chegou ao local, não havia fila para vacinação, no entanto, o fluxo aumentou perto das 10h. Mesmo assim, o tempo de espera era bastante curto.
A Unidade de Saúde Moab Caldas, no bairro Santa Tereza, foi outra que registrou movimento constante no fim da manhã. Por lá, a procura pela vacina foi maior o que na segunda-feira, atestou o gerente da unidade, Roberto Bauer. A fila, entretanto, era de cerca de cinco pessoas.
No Centro de Saúde Modelo, desde antes das 7h já havia pessoas aguardando na fila. Entre elas, estavam Luiz e Terezinha Cassales, 83 anos. Casados há 62 anos, eles foram uns dos primeiros a chegar.
— Como sempre estamos juntos — disse ela.
Com uma máscara do Inter, Luiz estava duplamente ansioso: pelo possível título colorado no Brasileirão e pela tão aguardada vacina.
— Esperança dupla — resumiu.
Uma tenda foi montada pelo Exército Brasileiro e oferece mais conforto para os idosos. Ela foi colocada no pátio do centro, cobrindo cadeiras espalhadas de forma com que se mantém a distância entre as pessoas.
Em visita ao Modelo, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, afirmou que vai aguardar até o final de quarta (17) para fazer uma avaliação da procura e do que sobrará de doses. Ele não descarta a possibilidade de ampliar para idosos de 82 anos após isso:
— Se for possível, vamos abrir pra 82. Vamos aguardar a procura de hoje e amanhã (quarta-feira) — adiantou.
Ainda segundo Sparta, é aguardada a remessa de novas doses para a próxima semana, o que poderá aumentar ainda mais a faixa etária a ser vacinada.
Drive-thru
No drive-thru da vacinação, junto ao estacionamento do hipermercado Big da Avenida Sertório, a fila de carros era grande já cedo, antes mesmo do início da aplicação das doses. O primeiro carro parado próximo à cancela chegou às 5h45min. Virgínia Valim dos Santos, 70 anos, trouxe o marido, Benjamin Francisco dos Santos, 83 anos. Eles saíram do bairro Petrópolis e vão para a praia após a imunização.
— Eu vim bem cedo porque queremos ir pra praia. Dia 4 de março ele está de aniversário e esse é o presente antecipado — diz Virgínia.
O segundo da fila chegou às 6h30min. Ricardo Herborn, 52 anos, levou o pai, Horácio Herborn, 84 anos.
— Saímos do bairro Passo D'Areia e eu ainda vou trabalhar, por isso quis vir cedo.
Às 8h, a cancela foi aberta e os veículos foram colocados dentro do estacionamento. O início da aplicação das doses atrasou alguns minutos. O Exército, responsável pela organização, chegou às 8h10min. A vacinação começou por volta de 8h40min. A imunização vai até as 17h e esse é o único drive em operação nesta terça-feira.
Atualizado às 9h06min desta terça, o painel de vacinas da prefeitura de Porto Alegre mostra que 13.424 idosos com 83 anos ou mais já foram imunizados. O público-alvo dessa faixa é de 21.505 pessoas.
Onde se vacinar
Os idosos com mais de 83 anos que residem em Porto Alegre poderão seguir se vacinando contra a covid-19 nesta terça-feira (16) de Carnaval. De acordo com a prefeitura, além dos postos de saúde selecionados para aplicar a primeira dose, a imunização também ocorre no drive-thru do hipermercado Big, entre 8h e 17h.
Um dos 10 postos que integram o circuito de vacinação de idosos na Capital não está funcionando nesta terça. É a unidade de Saúde Santa Cecília, a única que não é administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (a gestão é do Hospital de Clínicas). As demais nove unidades atendem normalmente, entre 8h e 17h.
Na quarta-feira (17), os postos da SMS abrem em horário normal para vacinação, das 8h às 17h. A unidade de Saúde Santa Cecília abre das 14h às 17h para vacinação na Quarta-Feira de Cinzas. Os drives-thru ainda serão confirmados pela prefeitura.
O que é preciso levar
Para se vacinar, é necessário que os idosos levem documento de identidade com foto, como RG ou CPF, e comprovante de residência, como conta de água e luz. Somente quem reside na Capital poderá se imunizar. Não haverá distribuição de senhas: o atendimento é por ordem de chegada. Em caso de necessidade, é permitida a presença de um acompanhante.
Veja, abaixo, onde se vacinar nesta terça-feira (16)
Horário: das 8h às 17h
- Estacionamento do Hipermercado Big: na Avenida Sertório, 6.600;
- US Camaquã (Rua Dr. João Pitta Pinheiro Filho, 176, bairro Camaquã);
- US São Carlos (Rua Bento Gonçalves, 6.670, bairro Agronomia);
- US IAPI (Rua Três de Abril, 90, bairro Passo da Areia);
- US Morro Santana (Rua Marieta Mena Barreto, 210, bairro Morro Santana);
- Clínica de Família Alvaro Difini (Rua Alvaro Diffini, 520, bairro Restinga);
- US Moab Caldas (Rua Gabriel Fialho Camargo, bairro Santa Tereza);
- US Assis Brasil (Avenida Assis Brasil, 6.615, bairro Sarandi);
- US Santa Marta (Rua Capitão Montanha, 27);
- US Modelo (Rua Jerônimo de Ornellas, 55, bairro Santana).