Com 11 regiões em bandeira preta no mapa preliminar divulgado pelo governador Eduardo Leite, o Rio Grande do Sul atingiu neste sábado (20) um novo recorde de pacientes com covid-19 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Há atualmente 1.047 doentes com covid-19 em situação grave em leitos do RS, conforme indicava o painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em uma atualização feita por volta do meio-dia.
Os últimos dias têm sido marcados por novos recordes. Na quinta-feira (18) havia sido observado o número de 991 doentes com covid-19 em estado grave no RS, o maior número desde o Natal. Na sexta-feira, novo recorde, com 1.035 pacientes covid internados em UTIs.
A ocupação geral de UTIs no RS está em 82,3%, o que significa que 2.202 leitos de cuidados intensivos de um total de 2.684 estão sendo utilizados. Também há 1.848 pacientes com diagnóstico positivo para o sars-Cov-2 internados em leitos clínicos, bem como outros 638 casos suspeitos.
Em Porto Alegre, há 340 pacientes com diagnóstico confirmado para covid-19 internados em UTIs neste sábado, o que demonstra crescimento desde o dia anterior, quando o número foi de 324. O salto, porém, não impactou no percentual geral de ocupações de UTIs, que se mantém em 85% e leva em consideração pacientes com covid-19, com outras doenças e com suspeita de coronavírus ou de outra síndrome respiratória aguda.
As instituições de saúde da Capital também estão registrando crescimento na taxa de ocupação de leitos de enfermaria para adultos confirmados ou suspeitos de covid-19. Atualmente são 636 pacientes internados, o que representa 59,4% de ocupação. O número era menor no último sábado, quando 39% estavam ocupados.
Para priorizar o tratamento da covid-19, hospitais de Porto Alegre aumentam dia após dia as restrições nos atendimentos ao público. Instituições como Santa Casa, Hospital de Clínicas, Divina Providência, Ernesto Dornelles, Moinhos de Vento, Nossa Senhora da Conceição, São Lucas e Vila Nova estão planejando ou já implementaram medidas para o contingenciamento de atividades.