A prefeitura de Canela, na serra gaúcha, anunciou nesta segunda-feira (22) que irá seguir os protocolos da bandeira preta do modelo de distanciamento controlado. Apesar de o governo do Estado ter mantido o sistema de cogestão, que permite que as prefeituras adotem regras mais brandas, o município seguirá as normas mais restritivas.
Além disso, passa a vigorar a restrição a atividades noturnas entre as 20h e as 5h. A medida, anunciada pelo Piratini, está sendo aplicada em todas as regiões do Rio Grande do Sul, independentemente da cor da bandeira vigente.
Em cidades com bandeira preta, entre outras mudanças, restaurantes podem funcionar apenas com telentrega e pegue e leve, com 25% do número de funcionários. Salões de beleza e barbearias, por exemplo, devem ficar fechados.
No comércio, os estabelecimentos considerados não-essenciais ficam fechados. A bandeira preta também proíbe o funcionamento de parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e de shows, cinemas e bibliotecas, assim como os outros tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto.
Educação
A prefeitura de Canela anunciou que a Educação Infantil volta a partir desta terça-feira (23). Já os primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental retomam as atividades a partir de segunda-feira (1º). Para os demais níveis de ensino, as atividades presenciais seguem proibidas na bandeira preta.