Um dia após o início da vacinação contra a covid-19 de pessoas acima de 90 anos, Caxias do Sul estendeu a campanha a quem tem, no mínimo, 85 anos. A imunização do novo grupo estava marcada para as 10h desta terça-feira (9) em formato drive trhu, mas começou 15 minutos antes devido à demanda. Assim como na segunda-feira (8), os pontos de aplicações das doses são a Rua Plácido de Castro, junto à Maesa, e os pavilhões da Festa da Uva, entre o Pavilhão 1 e o Centro de Eventos.
Por volta das 11h30min, a fila dava a volta no quarteirão formado pela Plácido e pelas ruas Pedro Tomasi, Santos Dumont e Vereador Mário Pezzi. Nos Pavilhões, a fila chegou a se estender até a Rua Lodovico Cavinato, mas pouco antes das 11h30min já terminava no estacionamento.
Acompanhadas dos filhos, as irmãs Clari Schneider Brambilla, 88 anos, e Lory Schneider Hahn, 91, chegaram às 8h15min e estavam no quinto veículo da fila. Receberam a dose às 10h. Moradora de um sítio em Nova Palmira, Clari costuma ficar sozinha ao longo do dia e agora espera retomar a rotina de visitas aos filhos e demais familiares.
— O dia mais feliz da minha vida é hoje que peguei essa vacina, estou muito contente. Estava esperando ansiosa — comemorou.
Lory mora sozinha e também comemorou a primeira dose recebida. Ela não saía de casa desde o início da pandemia.
— Nem para a missa a gente ia. Estou muito feliz, aliviada! Bem dizer, passou (a preocupação) — afirmou.
Augusto da Silva Santos, 86, se deslocou de ônibus do bairro Kayser, onde mora até a Plácido de Castro para receber a vacina. A dose foi aplicada em um ponto destinado a quem chega a pé.
— Agora (depois da segunda dose, em 9 de março) quero começar a sair ir para os bailes, gosto de bailes — afirmou.
Suely Alice Tedesco, 85, disse que já costumava ter uma rotina caseira, mas aguardava a vacina com expectativa para superar a apreensão gerada pelo vírus.
— Achava que ia demorar e de repente chegou a vacina e de um dia para o outro estamos nós aqui, sendo vacinadas. Vamos ter chance de ir adiante porque foi muito triste esse período — lembrou.
A partir de dados da vacinação contra a gripe, a estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é de que haja cerca de 2,5 mil pessoas na cidade acima de 90 anos. Desses, cerca de 800 receberam as doses no primeiro dia. Na faixa entre 85 e 90 anos, a pasta acredita que serão somadas mais duas a três mil pessoas. Dessa forma, a vacinação do sistema drive trhu para esses grupos seguirá até a próxima sexta-feira (12) ou enquanto tiver doses disponíveis. Na segunda, o município recebeu mais 6.730 doses da Coronavac.
Na avaliação da secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, o drive trhu tem se mostrado eficiente para aplicação das doses, sem aglomerações. A ideia é utilizar o sistema para o grupo de cada fase de liberação, destinando os grupos anteriores a unidades básicas de saúde (UBSs).
— Queremos fazer com segurança. O grupo que não conseguiu se vacinar agora, sempre vai ter acesso na UBS — explica.
A data de início da vacinação nos postos de saúde e quais terão doses serão anunciadas nos próximos dias. Assim como vai ocorrer com os demais grupos, os profissionais de saúde, primeiros alvos da campanha, seguem sendo imunizados.
Ainda segundo Daniele, os endereços do drive trhu foram definidos de acordo com a facilidade de acesso e o baixo impacto no trânsito. Os grupos autorizados podem se dirigir a qualquer um dos pontos e apresentar CPF, documento com foto e, se tiver, cartão SUS.
Pessoas acamadas
Além da vacinação de pessoas acima dos 85 anos, o município de Caxias também passa a oferecer doses a quem tem mais de 60 anos e está acamado. Nesses casos, servidores da SMS vão até a casa dos pacientes aplicar a vacina.
A identificação desse grupo se dá a partir de cadastros existentes nas UBSs do município. Por isso, é importante que um familiar procure um posto de saúde próximo caso uma pessoa acamada não possua o cadastro. A aplicação das doses começará na zona norte da cidade e gradualmente será estendida a outros bairros.