Farroupilha iniciará mais uma etapa de vacinação contra o coronavírus para a população que faz parte do grupo de risco, nesta segunda-feira (1º). Os idosos a partir de 81 anos poderão receber o imunizante no largo Carlos Fetter, no Centro, a partir das 13h30min. Ao todo, serão distribuídas 290 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, onde o intervalo para o reforço é de até 12 semanas.
No sábado (27), o município imunizou 176 idosos acima de 82 anos e na sexta (26), foram 162 doses aplicadas. Segundo o secretário municipal da Saúde, Clarimundo Gründmann, a procura não está distante do que era projetado pela pasta.
— Acredito que está um pouquinho abaixo, só que cada vez que a gente baixa a faixa-etária aparece um pessoal de mais idade que tinha deixado de vacinar nas anteriores. Acreditamos que 81 anos ou mais, vai ter pessoas de 86 ou 89 também — diz Gründmann.
O secretário crê que não haverá falta de doses. Os idosos devem levar documento com foto e o CPF.
Municípios vacinam no fim de semana
A maior parte dos municípios da Serra gaúcha fizeram a vacinação ao longo do fim de semana. Na segunda maior cidade da região, Bento Gonçalves, foram aplicadas 600 doses neste domingo (28). A imunização para idosos a partir de 81 anos foi realizada no modelo drive-thru, na Fundaparque. Já em Vacaria, foram distribuídas 400 doses no sábado, para idosos a partir de 81 anos, no Mercado Municipal.
Caxias do Sul é uma das cidades mais adiantadas na região e irá vacinar o público a partir de 78 anos na terça (2) e na quarta-feira (3), nos Pavilhões da Festa da Uva.
Ainda não há data para que uma nova remessa chegue ao Estado. Na próxima semana, os idosos que receberam a primeira dose da Coronavac devem começar a receber o reforço. Quem recebeu o fármaco produzido em São Paulo só terá a imunização para o coronavírus completa duas semanas após receber este complemento.