A Caixa decidiu manter ativas as contas virtuais de milhões de brasileiros que receberem o auxílio emergencial durante o ano de 2020. Com o fim do pagamento, a partir deste mês de janeiro, o banco afirma que manterá as Poupanças Sociais Digitais, "considerando a importância do processo de bancarização para o Brasil".
Pra receber o auxílio, a população precisava, além de fazer o pedido no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, abrir uma conta digital no aplicativo Caixa Tem. Depois de receber o dinheiro, poderia sacar o valor mensalmente ou transferir para outro banco.
Apesar do fim do pagamento, as contas seguem abertas, e rendendo dinheiro, mesmo que alguns centavos. A conta virtual é como uma conta poupança e não possui tarifa de manutenção. Quem abriu uma conta no Caixa Tem e não resolver encerrar a conta continuará com o registro junto à Caixa.
As contas serão utilizadas para depósitos de benefícios sociais, incluindo os de Estados e municípios, de acordo com o banco. O cidadão pode consultar se já possui Conta Poupança Social Digital aberta por meio do Aplicativo Caixa Tem.