O governador do Estado de São Paulo, João Doria, e o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, confirmaram nesta segunda-feira (14) que vão aguardar pela conclusão dos estudos da CoronaVac e não mais divulgar os resultados preliminares de eficácia do imunizante, o que estava previsto para esta segunda. Com isso, em vez de entrar com um pedido de uso emergencial da vacina chinesa, devem entrar com o pedido de registro definitivo no dia 23, quando os estudos finais serão divulgados.
— O Butantan assumiu o compromisso com a Sinovac de desenvolver essa vacina. Este estudo clínico que realizamos é o que permitirá o registro dessa vacina no Brasil, na China e no mundo. E esse é o motivo da decisão estratégica que tomamos na semana passada, junto da Sinovac, de submeter o registro final da vacina, e não os estudos intermediários.
No Brasil, a CoronaVac é uma parceria entre a farmacêutica Sinovac e o Instituto Butantan, de São Paulo. Segundo Covas, ter atingido o número de infectados na população estudada permitiu que o estudo possa ser concluído.
— Com isso, obteremos todos os dados que permitem o registro e, principalmente podemos solicitar a nossa Anvisa e ao órgão correspondente da China, não o uso da vacina, mas o registro do produto, que aí poderá ser disponibilizada a todos os países do mundo que solicitaram a CoronaVac.
A aprovação de um registro definitivo, destacou Covas, pode possibilitar que 500 milhões de doses sejam disponibilizadas na primeira metade de 2021.
Se tudo acontecer como esperado pelo governo de São Paulo, que aguarda a aprovação da CoronaVac pela Anvisa até o final do ano, o cronograma de vacinação da população paulista deve começar em 25 de janeiro.
A estratégia de imunização será escalonada para as duas aplicações necessárias da CoronaVac, ambas gratuitas. O grupo profissionais de saúde/indígenas/quilombolas receberá sua primeira dose em 25 de janeiro, e a segunda, em 15 de fevereiro.
- Aqueles com 75 anos ou mais: 8 de fevereiro e 1º de março.
- De 70 a 74 anos: 15 de fevereiro e 8 de março.
- De 65 a 69 anos: 22 de fevereiro e 15 de março.
- Por fim, de 60 a 64 anos: 1º de março e 22 de março.
Outras fases da vacinação ainda serão anunciadas.