A enfermeira Sandra Lindsay, em Nova York, foi a primeira pessoa, nesta segunda-feira (14), a ser vacinada contra o coronavírus nos Estados Unidos.
Sandra, uma enfermeira de terapia intensiva no Long Island Jewish Medical Center, recebeu uma dose da vacina da Pfizer ao vivo pela televisão pouco antes das 9h30min (11h30min, em Brasília).
"Primeira vacina ministrada EUA! Congratulações MUNDO!", tuitou o presidente Donald Trump.
A primeira leva de doses da vacina contra covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pelo laboratório BioNTech começou a ser transportada da fábrica da farmacêutica aos Estados americanos no domingo (13).
Até quarta-feira (16), 2,9 milhões de doses devem chegar a cerca de 600 locais de aplicação. Os primeiros a receber as doses serão profissionais de saúde e moradores e trabalhadores de casas de repouso e clínicas médicas.
Os EUA prometem vacinar 20 milhões de americanos até o final de dezembro. Para isso, o governo conta com a aprovação pela FDA de uma segunda vacina, além do imunizante da Pfizer, a elaborada pela farmacêutica Moderna. Os dois imunizantes exigem duas doses de vacinação. Para alcançar 20 milhões de americanos, portanto, o país precisa de 40 milhões de doses.
Com 328 milhões de habitantes, os EUA querem vacinar 100 milhões até o final do primeiro trimestre de 2021. O presidente eleito, Joe Biden, que toma posse no dia 20 de janeiro, se comprometeu a distribuir 100 milhões de doses nos primeiros 100 dias de governo.
*Com informações de O Estado de S. Paulo.