O Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, de Rosário do Sul, tem 15 funcionários afastados com diagnóstico positivo de coronavírus. Todos estão bem, em isolamento domiciliar e não precisam de internação. Conforme o diretor-técnico e provedor do hospital, o médico Agripino Azambuja de Oliveira, destes 15, cinco voltam nos próximos dias e 10 ainda vão precisar de um tempo maior, entre oito e 10 dias, para retornar ao trabalho.
Desse número, dois são médicos, uma é fisioterapeuta e a maioria restante é do quadro de enfermagem da instituição. Outros nove funcionários que tiveram diagnóstico positivo anteriormente já voltaram ao trabalho.
Para o provedor, apesar do número grande, ele não considera que o hospital tenha passado por um surto de contágio. Segundo Agripino, embora os 15 profissionais afastados, o funcionamento do hospital não está comprometido.
- Não está se comprometendo, já nos readequamos. Parcelamos férias, chamamos funcionários que estavam em licença, contratamos mais alguns. O hospital está funcionando tranquilo, sem nenhum problema - garante.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora está com seis dos oito leitos de UTI ocupados, mas nenhum paciente está com coronavírus. Já nos leitos clínicos exclusivos para a covid, são sete pacientes em 13.
Conforme o Boletim Epidemiológico do município, Rosário do Sul tem 221 casos confirmados, 108 pessoas estão com o vírus ativo, 111 já são recuperados e duas mortes foram registradas até o momento. Ainda há 54 exames em análise e outras 1.715 pessoas tiveram a doença descartada.