A partir desta quinta-feira (23), seis unidades de saúde da Capital estarão realizando diariamente testes do tipo RT-PCR. Ao identificar sintomas da covid-19, como dor de garganta, febre e tosse, os moradores de Porto Alegre devem procurar a unidade de saúde de referência ou diretamente aquelas onde as tendas estão instaladas (veja os locais e os horários de funcionamento abaixo) para encaminhar a coleta do exame. Quem consultar em outra unidade de saúde do município deverá ter uma requisição para a realização do teste.
Inicialmente, a prefeitura estava permitindo a testagem para pessoas hospitalizadas e profissionais de saúde. Depois, os testes passaram a ser aplicados em grupos acima de 60 anos, profissionais das forças de segurança e idosos de residenciais geriátricos. A ampliação para todas as pessoas com sintomas de coronavírus teve início em 6 de maio e, em 15 de julho, para familiares de sintomáticos confirmados.
Considerado “padrão-ouro”, o RT-PCR detecta a presença do vírus nos primeiros sete dias de aparecimento dos sintomas. A ampliação é feita a partir de convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Fundação de Apoio da UFRGS. A expectativa é realizar 500 testes por dia somente nestes pontos. Os exames serão realizados pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), ligado ao Laboratório Central do Estado (Lacen).
Confira as unidades de saúde que irão disponibilizar os testes
- Unidade de Saúde Diretor Pestana – Rua Dona Teodora, 1016 – Humaitá (das 8h às 20h)
- Unidade de Saúde São Carlos – Av. Bento Gonçalves, 6670 – Agronomia (das 8h às 20h)
- Unidade de Saúde 1º de Maio – Av. Professor Oscar Pereira, 6199 – Cascata (das 8h às 20h)
- Unidade de Saúde Cristal – Rua Cruzeiro do Sul, 2702 (das 7h às 19h)
- Unidade de Saúde Paulo Viaro – Estrada do Lami, 4488 (das 8h às 17h)
- Unidade de Saúde Moradas da Hípica – Rua Geraldo Link, 235 (das 7h às 19h)