Após a região sul do Estado entrar na bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado, apenas a prefeitura de Canguçu entrou com recurso para reverter a situação e continuar com a bandeira laranja. O município contabiliza 40 casos confirmados e duas mortes registradas.
O prefeito Vinicius Pegoraro utilizou as redes sociais para explicar os motivos que o fizeram tomar a decisão. Segundo Pegoraro, as duas mortes registradas na cidade aconteceram há mais de 14 dias, e o município conta atualmente com cinco casos de pessoas infectadas, com apenas um dos casos internado pela doença.
— Os casos registrados em Canguçu não têm relação com o funcionamento das atividades comerciais. Os casos que temos, a maioria é de aposentados e de estudantes que deveriam estar em casa durante a pandemia.
Segundo dados da Associação dos Municípios da Zona Sul, todos os demais municípios optaram por não ingressar com recurso e respeitar a mudança de bandeira. Na região, Pelotas e Rio Grande terão mudança. As outras cidades, por não terem tido mais mortes contabilizadas pelo governo do Estado, poderão seguir com a bandeira laranja.
O governo do RS recebeu 37 pedidos para que municípios saiam da bandeira vermelha no distanciamento. O mapa definitivo será divulgado nesta segunda-feira (6), após gabinete de crise avaliar todas as contestações.