- Doença já é registrada em 358 municípios gaúchos
- Número de recuperados no RS é de 13.803
- Taxa de letalidade é de 2,3%
Em 24 horas, o Rio Grande do Sul registrou 13 novas mortes por coronavírus. Segundo o balanço da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado às 16h desta quarta-feira (17), o total de óbitos pela doença chega a 387.
Ainda de acordo com o governo do Estado, 744 pacientes foram diagnosticados com covid-19 no período, totalizando 17.128 casos. A doença já é registrada em 358 municípios gaúchos - 72% do total.
O número de recuperados é de 13.803, o que representa 81% do total de casos, e 2.934 pessoas seguem em acompanhamento médico.
Taxa de letalidade é de 2,3%.
Os novos óbitos foram registrados em Campo Bom (homem, 79 anos), Coqueiros do Sul (homem, 44 anos), Esmeralda (homem, 67 anos), Frederico Westphalen (mulher, 31 anos), Gravataí (mulher, 74 anos), Marau (homem, 60 anos), Novo Hamburgo (homem, 74 anos), Porto Alegre (mulher, 53 anos), Santa Maria (dois homens, 39 anos e 61 anos), Santana do Livramento (mulher, 35 anos), São Leopoldo (homem, 42 anos) e São Sepé (homem, 79 anos).
As vítimas
A prefeitura de Porto Alegre havia divulgado na terça-feira (16) o falecimento da mulher, de 53 anos. A vítima estava internada no Hospital Vila Nova e utilizava suporte ventilatório não invasivo desde o dia 9 de junho. Ela apresentava histórico de diabete e doença neurológica crônica, segundo a prefeitura.
Em São Leopoldo, o óbito também ocorreu na terça-feira. De acordo com a prefeitura, a vítima é um homem, de 42 anos, que morava no bairro Feitoria e estava internado na área Covid do Hospital Centenário desde o dia 11 de junho. O paciente tinha histórico de hipertensão e obesidade e estava fazendo uso de respirador. É a sétima morte de moradores de São Leopoldo pela doença.
Em Novo Hamburgo, a prefeitura informou que homem, de 74 anos, residia no bairro Santo Afonso, era hipertenso e tinha doença pulmonar obstrutiva crônica. Já em Gravataí, a vítima foi uma mulher, com mesma idade. O Executivo municipal divulgou que a idosa estava internada no Hospital Dom João Becker e faleceu na manhã desta quarta-feira. Ela possuía histórico crônico de pneumonia e doença cardíaca.
Na cidade de Santa Maria, foram confirmados os óbitos de dois homens. O mais novo, de 39 anos, faleceu na última sexta-feira (12). De acordo com a prefeitura, ele não possuía comorbidades. No fim do mês de maio, ele viajou do Rio de Janeiro, com escala em São Paulo, para Santa Maria. No último dia 29, começou a sentir sintomas gripais, permanecendo em isolamento domiciliar. Em 12 de junho, foi encaminhado à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). A confirmação do diagnóstico positivo para covid-19 ocorreu no dia seguinte após o óbito. Ainda de acordo com o município, a demora para o registro oficial por parte da prefeitura se deu em função de que o homem residiria no Rio de Janeiro. Porém, os familiares fizeram a certidão de óbito por Santa Maria.
A segunda vítima, de 61 anos, tinha histórico de AVC e hipertensão. Em 11 de junho, o homem foi internado no Hospital Universitário de Santa Maria. Um dia depois, houve a confirmação do diagnóstico positivo para coronavírus, sendo transferido para a UTI do hospital. Ele foi à óbito nesta terça-feira.
Em Santana do Livramento, a morte foi de uma policial militar, de 35 anos. Ela estava internada em um hospital de Santa Maria por conta de um acidente de trânsito e acabou contraindo a doença. A prefeitura do município decreto luto oficial de três dias pela morte da soldado.
O município de São Sepé apenas confirmou que homem, de 79 anos, estava internado em Santa Maria e foi a primeira vítima da covid-19 na cidade. As prefeituras de Campo Bom, Coqueiros do Sul, Frederico Westphalen e Esmeralda não divulgaram informações a respeito das vítimas.
Segundo a prefeitura de Marau, um paciente de 60 anos, que estava internado em hospital de Passo Fundo, faleceu nesta terça-feira e tinha histórico de comorbidade.
Taxa de ocupação de UTIs no Estado é a segunda maior em 15 dias
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Rio Grande do Sul é de 72,4% nesta quarta-feira (17). O índice é o segundo maior em 15 dias. Nas últimas duas semanas, O índice só não é pior que o de 9 de junho, quando atingiu 72,6%. O número absoluto de pacientes internados nesses leitos, no entanto, é o maior no período, atingindo 1.439 para 1.987 disponíveis. Em nove de junho, eram 1.367 para 1.920. Houve aumento de 67 leitos no período.
Em relação a pacientes com coronavírus, são 234 (16,3%). Sobre os casos suspeitos da covid-19 em UTIs, são 111 (7,7%). Já os pacientes em estado grave por outros motivos são 1.094 (76%).