Uma das adaptações pelas quais todos estamos tendo que passar durante a pandemia é criar o hábito de usar máscara. Alguns dos cuidados necessários são não levar as mãos ao equipamento de proteção, usar na posição correta que cubra boca e nariz e trocá-la a cada duas horas. Para quem usa óculos, porém, esse hábito também traz a necessidade de encontrar uma maneira de não embaçar as lentes.
Para tentar ajudar quem passa por isso e dar dicas de como evitar que isso aconteça, GaúchaZH conversou com dois oftalmologistas.
A primeira orientação dada por Alexandre Marcon, chefe do serviço de oftalmologia da Santa Casa, é de lavar as lentes dos óculos com água e sabão, uma das dicas que mais circula nas redes sociais.
— Essa alternativa funciona, porém, é preciso ter cuidado para não estragar as lentes. O sabão adequado para este fim é o sabão neutro. Outros tipos podem ocasionar danos e prejuízo — explica Marcon.
O ideal é deixar o objeto secar naturalmente ou usar um lenço de papel.
Outro cuidado importante é com o uso de álcool. O único que pode ser usado sem estragar os óculos é o isopropílico. O produto, no entanto, não contribui para evitar o embaçamento.
Por que as lentes embaçam?
As lentes ficam embaçadas porque o espaço que fica entre o nariz e a máscara permite que o ar que sai das narinas suba para os óculos. Com o vapor, a água se deposita no vidro. Para isso não acontecer, o médico conta que uma alternativa muito usada até mesmo por cirurgiões na hora de uma operação é colocar uma fita adesiva para fixar o tecido rente à pele.
— Quanto mais próxima a máscara estiver do rosto, menos embaça — diz Marcon.
Outro método parecido consiste em dobrar o tecido da máscara em cima para que ele se molde ao formato do nariz mais facilmente. Porém, só dá para fazer isso se a máscara for grande, pois você não pode correr o risco de deixar o equipamento curto a ponto de não cobrir inteiramente a região do rosto que precisa ser protegida.
Caroline Fabris, coordenadora do Núcleo de Oftalmologia do Hospital Moinhos de Vento, também deu uma dica de como usar o sabão para evitar o embaçamento das lentes. Segundo ela, basta aplicar um pingo de sabão líquido neutro e tirar o excesso com um lenço de papel descartável.
— Ao colocar o sabão e passar o lenço, o polimento forma uma película hidrofóbica que impede a água de se depositar na superfície. Temos usado essa tática, inclusive, no consultório, diz Caroline.
Além das soluções caseiras, Marcon relata que existem tratamentos que podem ser feitos nas lentes para que elas não embacem, mas esse método só pode ser feito por laboratórios óticos e precisam realizados com as lentes fora da armação.