A tenda de triagem para pacientes com suspeitas de coronavírus erguida ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na zona norte de Porto Alegre, começou a funcionar nesta segunda-feira (11). O local funcionará 24 horas por dia e conta inicialmente com 12 profissionais por turno, com possibilidade de aumento conforme a demanda.
De acordo com a gerente da UPA, Jaqueline Cesar Rocha, todo paciente com sintomas respiratórios que procurar a Unidade de Pronto Atendimento será encaminhado para o centro de triagem para que possa receber o atendimento.
– Essa separação é importante para maior proteção tanto da equipe de profissionais quanto dos demais pacientes que buscam atendimento por outras sintomas, evitando que permaneçam nos mesmos ambientes – explica a gerente.
A estrutura externa foi integrada à área interna da UPA por duas portas e rampas de acesso, permitindo o recebimento de pacientes de forma independente, sem cruzamento com os demais.
O local de 115 metros quadrados é administrado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e conta com recepção, sala de espera, um consultório de triagem/classificação e quatro consultórios médicos. A área interna da UPA já conta com uma sala de medicação e uma sala para nebulização, com disponibilidade de leito com um respirador e dois leitos adicionais.