Atentas às mudanças provocadas pela pandemia de covid-19 no calendário da educação, diversas instituições de Ensino Superior no Rio Grande do Sul estão promovendo alterações nos seus processos seletivos, o que afetará a preparação dos estudantes para as provas e o planejamento de suas famílias. Em algumas universidades, o vestibular deixará de ser presencial para ser realizado de maneira virtual; em outras, devido também ao adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, as datas previstas para a seleção do ano que vem estão sendo revistas.
Conforme a Universidade Federal do RS (UFRGS), que não realiza vestibular de inverno, mas previa a aplicação do processo de verão em dois finais de semana neste ano (28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro), todos os aspectos que envolvem uma retomada presencial de quaisquer atividades na universidade estão sendo analisados e avaliados por grupos de trabalho que estudam diferentes cenários. O vestibular deste ano, prossegue a instituição, é uma dessas situações que estão sendo avaliadas.
Na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), com inscrições abertas para o vestibular de inverno até o final do mês, a opção para manter a segurança dos candidatos e respeitar a quarentena foi ampliar o acesso via Enem. Podem ser usadas notas obtidas no exame entre 2011 e 2019 para os candidatos que forem realizar a prova agendada online.
A Unisinos também terá processo seletivo no meio do ano, com inscrições que abrem na próxima segunda-feira (25). A universidade ainda não anunciou os detalhes do vestibular de inverno.
Na Feevale, além do vestibular agendado, onde o candidato opta por uma data disponibilizada no calendário, haverá também o vestibular regular. Para esse, porém, ainda não há uma data definida: a universidade está verificando se a prova será online ou presencial. Em relação ao Enem, o adiamento não altera o calendário de seleção.
A UCS também mantém seu calendário, mas promovendo adaptações por conta do cenário de distanciamento social demandado pela pandemia. Para todos os cursos de graduação, com exceção da graduação em Medicina, será realizada uma prova de redação online síncrona em 28 de junho. Para esse processo, as inscrições são recebidas até 26 de junho. Para o vestibular de inverno do curso de Medicina, a seleção ocorre exclusivamente por meio do aproveitamento de notas obtidas no Enem.