O Ministério da Saúde informou, no fim da tarde desta quinta-feira (21), que o coronavírus já afetou 3.488 municípios no Brasil. O montante equivale a 62,6% das cidades brasileiras. Em 28 de março, o levantamento apontava 297 municípios afetados. Nessa data, eram 3.903 casos confirmados em todo o país. Em pouco menos de dois meses, esse montante subiu para 291.579.
Os dados, divulgados em coletiva de imprensa, levam em conta o levantamento da pasta até as 19h da última quarta-feira (20). Nesta quinta (21), o Brasil bateu o recorde diário de óbitos pela doença e superou, pela primeira vez, o número de 20 mil mortes.
O Norte lidera entre as regiões do país com o maior percentual de municípios atingidos: 79,6% (veja mais abaixo).
O secretário substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Macário, afirmou que os números das regiões são explicados em razão da sazonalidade observada em um país com a extensão territorial do Brasil:
— O crescimento e a evolução da pandemia no Brasil necessariamente obedece aquilo que a gente já conhece em epidemiologia como ciclo sazonal das doenças respiratórias, que são bastante diferentes quando você considera regiões Norte e Nordeste em relação ao Sul e até mesmo ao Sudeste.