Carlos Saturnino Conte, 90 anos, conheceu o Brasil dirigindo caminhão. Natural de Nova Prata, era filho de um imigrante italiano da região de Treviso, o caçula dentre 13 irmãos. Morava há um ano e dois meses numa casa de repouso em Farroupilha, na Serra. Foi vitimado por um surto de coronavírus que atingiu os idosos e funcionários do estabelecimento. Morreu dia 8.
Conte foi a terceira vítima de covid-19 em Farroupilha. Era um dos moradores da Viveamore Casa de Repouso, que foi atingida por um surto da doença no início do mês. Conforme rastreamento feito pela Secretaria de Saúde do município, a origem seria a contaminação assintomática de uma atendente dos idosos, casada com um funcionário de um frigorífico que também registrou surto. Ao todo, cinco idosos e seis empregados da casa de repouso foram diagnosticados com coronavírus e foram colocados em isolamento domiciliar.
Conte precisava de cuidados cotidianos na casa de repouso, quase não caminhava.
O surto de covid-19 atingiu Conte no início de abril. Ele estava em isolamento e não podia receber familiares. No dia 1º de maio, começou a manifestar falta de ar e foi internado no Hospital da Unimed em Caxias do Sul.
Filho de Conte, o médico oftalmologista Roberto Conte diz que o pai era muito calmo. Nunca teve vícios, gostava muito de contar piadas e era alegre. De, Carlos Conte só precisou de oxigenação com máscara, sem entubação. Ele até tinha manifestado ligeira melhora, com possibilidade de deixar o hospital, mas depois teve uma recaída.
Conte também tinha problemas de cardiopatia e diabetes. Morreu na manhã do dia 8. Em decorrência do coronavírus, o velório foi virtual. Os familiares só puderam assistir ao sepultamento à distância.
Conte deixa a esposa, Palminha, os filhos Roberto, Carlos, Eliana e Luciano, e também oito netos.
Roberto Conte não culpa o atendimento hospitalar e nem a casa de repouso. Isso porque acredita que não existe isolamento 100%, mesmo que se tome todos os cuidados com higienização e proteção.
— Infelizmente é assim. Temos de nos precaver, mas isso às vezes não é suficiente — resume o médico, conformado.