A Caixa Econômica Federal aguarda o recebimento de um novo lote de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600. A lista, após análise da Dataprev e do Ministério da Cidadania, deverá chegar ao banco nesta terça-feira (12). Em seguida, os beneficiários aprovados receberão orientações.
— Assim que recebermos, faremos o processamento e informaremos para quem for contemplado — pontuou o vice-presidente da Rede de Varejo do banco, Paulo Henrique Angelo, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (11).
Ao todo, o lote deverá contar com 17 milhões de pessoas que fizeram a solicitação do auxílio emergencial via aplicativo ou site, conforme relatou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em uma reunião virtual da comissão mista do Congresso Nacional que acompanha ações referentes à covid-19. A informação é do portal Valor Online.
Os cadastros de parte desses beneficiários teriam apresentado inconsistências, como a falta de documentos, o que exigiu atualização das informações ou um novo pedido.
Até o momento, o auxílio foi concedido a cerca de 50 milhões de pessoas, enquanto 30 milhões tiveram o pagamento negado por não se enquadrarem nas regras de acesso.
Segunda parcela
Prevista para a última sexta-feira (8), a divulgação do calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial ainda não tem prazo para ocorrer. A CEF aguarda o governo federal para iniciar o detalhamento das datas.
— O calendário será feito pelo governo federal e a Caixa aguarda a divulgação para passar detalhes operacionais desse pagamento — destacou Paulo Henrique Angelo.
A expectativa entre técnicos do Ministério da Cidadania é de liberar o calendário nesta terça-feira (12), embora o martelo ainda não tenha sido batido. Em abril, quando o auxílio começou a ser concedido, a expectativa da pasta era quitar a segunda parcela entre os dias 27 e 30 de abril, enquanto a terceira estava prevista entre 26 e 29 de maio.