Universidades do Rio Grande do Sul estão adiando o retorno das aulas devido à pandemia do coronavírus. O decreto do governo do Estado estabelece o fechamento de todas as instituições de ensino até, no mínimo, 30 de abril, mas ao menos três já anunciaram que devem estender a suspensão das aulas até metade de maio.
É o caso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que anunciou, nesta quinta-feira (9), que prorrogará a suspensão das atividades acadêmicas presenciais até 15 de maio. As aulas na instituição foram encerradas em 16 de março.
Em vídeo, o reitor, Paulo Afonso Burmann, explicou a decisão:
— Desejamos que todos cuidem de suas saúdes e que ajudem a manter esta universidade cumprindo seu papel no ensino, na pesquisa e na extensão, tão importante e tão estratégico no momento de dificuldade e de crise que estamos passando.
Além da UFSM, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) também prorrogaram a suspensão das atividades.
Veja como está a situação de cada universidade:
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)
As aulas estão suspensas até o dia 30 de abril – a instituição está avaliando a ampliação do prazo. Atividades administrativas estão ocorrendo de maneira remota. Diversas unidades da Uergs pelo Estado estão promovendo ações de extensão para auxiliar no combate à covid-19.
Universidade Federal do Rio Grande (Furg)
As aulas estão suspensas até 16 de maio, quando a decisão poderá ser prorrogada. As atividades administrativas seguem em regime remoto.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
As aulas presenciais estão sendo realizadas no ambiente virtual até 9 de maio, com possibilidade de prorrogação. As atividades administrativas estão ocorrendo remotamente. A universidade irá lançar, na próxima segunda-feira (13), um canal de escuta e atendimento visando manter o vínculo com os estudantes.
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM):
As atividades presenciais estão suspensas até 15 de maio. Os professores podem sugerir atividades à distância não obrigatórias, que podem ser recuperadas futuramente por estudantes sem acesso à internet. As atividades administrativas seguem em regime remoto.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS):
As atividades presenciais estão suspensas até dia 30 de abril, com possibilidade de prorrogação. A continuidade das aulas em regime remoto fica a critério das Comissões de Graduação de cada curso. As atividades administrativas estão ocorrendo remotamente.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA):
As aulas foram suspensas por tempo indeterminado. Os professores podem sugerir atividades a distância não obrigatórias, que podem ser recuperadas futuramente por estudantes sem acesso à internet.
As atividades administrativas estão sendo realizadas remotamente, com exceção daquelas que necessariamente ocorrem de forma presencial (segurança, biotério, laboratórios que estão sendo utilizados nas ações do coronavírus etc).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS):
As aulas estão ocorrendo virtualmente por tempo indeterminado. Atividades de apoio (biblioteca digital, monitorias de aprendizagem, acolhimento psicossocial, entre outras) e demais serviços acadêmicos e financeiros seguem com atendimento remoto.
Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter):
As aulas presenciais seguem suspensas por tempo indeterminado. Segundo a assessoria da instituição, as aulas continuarão sendo à distância, ao vivo, até que uma nova decisão seja tomada. As atividades administrativas estão ocorrendo remotamente.
Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs):
As aulas presenciais seguem suspensas por tempo indeterminado. Segundo a assessoria da instituição, as aulas continuarão sendo à distância, ao vivo, até que uma nova decisão seja tomada. As atividades administrativas estão ocorrendo remotamente.
Universidade Federal de Pelotas (UFPel):
As aulas estão suspensas por tempo indeterminado. O trabalho administrativo está sendo feito em regime home office. Serviços essenciais, como os da saúde, mantém atividades normais.
Universidade Federal do Pampa (Unipampa):
As aulas estão suspensas tanto presencialmente quanto virtualmente, tendo em vista que a instituição interrompeu suas atividades em 12 de março, enquanto estava em período de matrícula. As atividades administrativas seguem na modalidade home office por tempo indeterminado.
Universidade de Passo Fundo (UPF):
As aulas estão ocorrendo virtualmente até o dia 18 de abril, quando haverá nova decisão sobre a prorrogação ou reinicio das atividades. As atividades administrativas estão ocorrendo de forma remota.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí):
As aulas estão ocorrendo remotamente. Na última semana do mês, a universidade vai se reunir para definir a prorrogação ou reinicio das atividades a partir de 30 de abril. As atividades administrativas estão funcionando por plantão.
Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc):
As aulas estão ocorrendo à distância, pela internet. Segundo a assessoria da instituição, a prorrogação depende das ações do poder público. Mais de 90% dos funcionários administrativos estão em home office.
Universidade do Vale do Taquari (Univates):
As aulas e atividades administrativas estão ocorrendo virtualmente até o dia 30 de abril, quando a universidade se reunirá para decidir a prorrogação da suspensão de atividades presenciais.