O Rio Grande do Sul recebeu mais de 2,6 milhões de itens de proteção para profissionais de saúde para serem usados no combate ao novo coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Os equipamentos são usados pelos agentes que realizam atendimento dos pacientes infectados pela doença. Além de máscaras, foram encaminhados também frascos de álcool, aventais, luvas, óculos, sapatilhas e toucas.
Para o Estado, foram enviadas 993,25 mil máscaras, 12.192 frascos de álcool, 40,6 mil aventais, 941 mil luvas, 2,94 mil óculos e 675,7 mil sapatilhas e toucas, totalizando 2.665.682 de equipamentos.
Segundo o Ministério, somando os envios a todos os Estados, foram distribuídos pelo governo federal 53,1 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Entre os itens distribuídos estão 15,8 milhões de máscaras, 23,9 milhões de luvas, 12,4 milhões de sapatilhas e toucas, 742 mil aventais e 60 mil óculos, além, de 183,3 mil unidades de álcool em gel. Deste total, 13,1 milhões foram distribuídos apenas nos primeiros dias do mês de abril.
A informação foi divulgada pela pasta nesta terça-feira (7).
— As aquisições fazem parte do reforço que o Ministério vem realizando junto aos Estados brasileiros. Se os profissionais de saúde adoecem, logicamente a capacidade de atendimento vai cair drasticamente. A gente precisa desse pessoal bem, porque são eles que vão atender todo mundo — destacou o ministro Luiz Henrique Mandetta.
"Neste cenário de emergência em saúde pública por conta da pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde tem apoiado os Estados e municípios na aquisição e distribuição de equipamentos no enfrentamento da doença. Para isso, mantém esforço constante para adquirir mais equipamentos e insumos, buscando fornecedores nacionais e internacionais, mesmo em um cenário de escassez devido à alta demanda em todo o mundo por conta da pandemia. O objetivo é garantir a proteção dos profissionais de saúde", afirma a pasta em texto divulgado.
A quantidade disponibilizada em cada Estado pode ser acompanhada pela população. Para isso, o Ministério da Saúde lançou um painel online para acompanhar a quantidade de leitos e insumos, como testes, máscaras, luvas, entre outros, disponibilizados em cada local. O site tem o objetivo de informar à população tudo o que foi comprado ou doado e distribuído pela pasta para o enfrentamento da pandemia da covid-19. Para conferir os dados, basta acessar este link.