O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou nesta terça-feira (28) que realizou a doação de R$ 7,8 milhões para o combate ao coronavírus no Rio Grande do Sul. Em todo o Brasil, a verba total é de R$ 203 milhões. Os recursos serão para aquisição de materiais de proteção, teste e tratamento.
O MPT destaca que a ideia inicial é beneficiar basicamente hospitais e instituições de saúde em vários municípios gaúchos. A verba foi disponibilizada por meio de orientação do dia 20 de março deste ano do Conselho Nacional do Ministério Público, que prevê redirecionamento de recursos judiciais e extrajudiciais para a aquisição de equipamentos de proteção individual a profissionais da área da saúde, compra de respiradores, ventiladores pulmonares, kits de testagem, entre outros.
Os valores doados pelo MPT foram revertidos de ações judiciais, civis públicas e da execução de temos de ajuste de conduta. Os valores são referentes a procedimentos entre os dias 25 de março e a última segunda-feira (28). Até o momento, foram instaurados 124 inquéritos civis em todo o Estado, enquanto que no país esse número é de 2.078.