O Ministério da Saúde corrigiu a informação divulgada nesta quinta-feira (2), de que o primeiro caso de coronavírus no Brasil ocorreu no dia 23 de janeiro deste ano. Em um comunicado encaminhado à imprensa nesta sexta-feira (3), afirmou que os dados sobre a paciente foram registrados de forma equivocada pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. O início dos sintomas ocorreu, na verdade, no dia 25 de março.
"O Ministério da Saúde foi comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais nesta sexta-feira (3) sobre a conclusão de investigação do possível primeiro caso de covid-19 no Brasil. A informação de início dos sintomas foi alterada de 23/1/2020 para 25/3/2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados".
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o caso em questão é de uma senhora de 75 anos, de Minas Gerais. Na primeira manifestação, havia sido divulgado também que ela teria morrido em decorrência da covid-19. Agora, o órgão federal não confirmou o óbito.
O diagnóstico positivo para coronavírus da paciente apareceu em apresentação do ministério, na parte das internações por síndrome respiratória aguda grave de janeiro. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson de Oliveira, o governo está fazendo investigação retroativa de pessoas que morreram por problemas respiratórios graves neste ano. O material genético dessas pessoas foram coletados e estão sendo analisados.