Desde o dia 24 de março, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) estava disponibilizando o serviços de ônibus para usuários da Trensurb que vão para Canoas e Sapucaia do Sul. Mas, desde a última terça-feira (21), a ação foi interrompida.
Conforme a Metroplan, a Trensurb informou na sexta-feira (17) que não havia mais necessidade da oferta deste transporte, uma vez que não houve adesão significativa dos usuários em utilizar os coletivos.
O objetivo do plano emergencial era diminuir a demanda de passageiros dos trens no horário de pico. Os coletivos ficavam em frente à entrada da Estação Mercado Público da Trensurb, e os usuários podiam optar por descer em qualquer parada – inclusive as próximas às estações de trem.
Conforme a Trensurb, foram oferecidos nas estações Mathias Velho e Canoas, sentido Porto Alegre, 1.627 lugares em ônibus e apenas 128 pessoas utilizaram. De Sapucaia do Sul a Porto Alegre, foram 1.250 lugares e 486 usuários.
Em relação aos coletivos que partiram da Estação Mercado para Canoas, foram ofertados em torno de 3 mil lugares e 1.294 pessoas procuraram o serviço. No mesmo sentido até Esteio e Sapucaia do Sul, foram registrados mil passageiros.