O governo do Estado irá analisar as cerca de 200 sugestões de entidades empresariais, sindicatos e associações para elaborar o modelo de distanciamento social controlado. As propostas serão avaliadas pelas secretarias de Planejamento e da Saúde com base em critérios técnicos.
O novo estilo de distanciamento foi anunciado pelo governador Eduardo Leite na última terça-feira (21). O modelo pretende liberar o operação de setores da economia gaúcha conforme as condições sanitárias das regiões em que estão inseridos. O governo planeja colocar a iniciativa em prática no início de maio.
De acordo com a Secretaria Estadual do Planejamento, na próxima semana, serão definidas as macrorregiões do Rio Grande do Sul e os critérios de cores das bandeiras de alerta (verde, amarelo, laranja e vermelha) que irão determinar os modelos de protocolos do distanciamento controlado. A atividade econômica mais importante de cada região também será considerada para estabelecer o nível de distanciamento.
Cada área será monitorada e classificada conforme o comportamento da pandemia e a capacidade da rede de saúde de atender a pacientes.
Até esta sexta-feira (24), o Rio Grande do Sul já tinha registrado 34 mortes e 1.096 casos confirmados de coronavírus.