O Rio Grande do Sul recebeu 25 mil comprimidos de cloroquina 150mg,vindas do governo federal. Os medicamentos serão usados no tratamento de pacientes graves e hospitalizados devido ao coronavírus.
O Estado tem seis casos de morte por covid-19. Há 410 diagnósticos confirmados de coronavírus , segundo boletim da Secretaria Estadual da Saúde nesta sexta-feira (3). No país, 359 pessoas morreram e há 9.056 casos de coronavírus, conforme o Ministério da Saúde.
Conforme o governo gaúcho, alguns hospitais do Estado vem sendo avisados para que demonstrem interesse em receber o medicamento. A distribuição será realizada por meio das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).
O volume recebido é suficiente para o atendimento às pessoas com a forma mais grave da doença, que estejam em unidade de terapia intensiva (UTI), de acordo com o governo do RS. Mais doses devem ser repassadas ao Estado nas próximas semanas.
A cloroquina ainda não possui eficácia comprovada cientificamente contra a covid-19, mas estudos estão sendo realizados em diversos lugares do mundo.
Durante entrevista coletiva na quinta-feira (2), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou que a pasta vai analisar um primeiro estudo feito para analisar o uso de cloroquina em pacientes graves infectados pelo coronavírus. Segundo Mandetta, o material seria publicado no periódico New England Journal. Embora não tenha passado por uma revisão rigorosa, como é habitual nesses documentos, o ministro classificou o levantamento como algo promissor.
— Pode, eventualmente, ser questionado, pode não manter aquela performance. Mas já é um caminho, já é algo que nós temos no nosso horizonte, para ver passo a passo, com segurança, sem achismo. Iremos pela ciência, pelas publicações, encontrar as melhores soluções — disse.