O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) e o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), criaram uma ferramenta online para emissão de receitas e atestados médicos à distância. O Estado é o primeiro a realizar a iniciativa em meio a uma série de ações para o controle da pandemia de coronavírus.
A ferramenta conecta médicos e pacientes e possibilita a prescrição online de receitas e atestados, evitando a necessidade de se deslocar até o consultório. Além disto, o paciente pode realizar a compra do medicamento pela internet, enviando a receita para a farmácia.
Até as 21h desta quinta-feira (9), cerca de 1.300 receitas e 120 atestados foram emitidos pelo site.
Segundo o presidente do Cremers, Eduardo Trindade, a iniciativa foi criada após a disponibilização da telemedicina. Os médicos realizavam a consulta online, mas não conseguiam prescrever medicamentos e encaminhar atestados aos pacientes.
- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não permite que o médico tire foto da receita e encaminhe para o paciente, para que ele possa imprimir e realizar a compra. Ou seja, eles ainda precisavam se deslocar até o consultório - destaca o presidente.
A ferramenta foi desenvolvida pelo setor de informática em parceria entre os conselhos. Para realizar a prescrição, o médico deve acessar o portal do Cremers com usuário e senha. Após a emissão, o paciente pode imprimir ou enviar a receita digitalmente à farmácia de sua preferência.
O farmacêutico deve observar todas as informações necessárias de uma prescrição, preencher com dados solicitados e, após a compra, poderá dispensar a receita.
Em relação aos atestados, o trabalhador pode apresentar o documento da mesma forma no setor de Recursos Humanos da empresa. A autenticidade dos dois documentos – receita e atestados - são comprovados no portal do Cremers.