A partir da noite desta quinta-feira (23), a tabela horária das viagens noturnas dos ônibus de Porto Alegre sofrerá nova redução. Serão suspensas 143 viagens da Carris, o que equivale a uma oferta 1,43% menor do que vinha sendo oferecido na semana passada.
Desde o dia 17 de abril, linhas noturnas de outras empresas de ônibus e que circulavam com menos de cinco pessoas já haviam deixado de funcionar.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a diminuição é necessária para garantir atendimento do sistema que, conforme a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), sofre com a redução de cerca de 76% no número de passageiros desde o final do mês de março, quando começou o distanciamento social em razão do coronavírus. A oferta atual de ônibus está em 51% de um dia útil comum, antes da pandemia. A logística na Carris foi pensada pela EPTC para que o menor número de pessoas seja afetada.
As linhas da Carris que terão os horários noturnos suspensos são a T11A, C2, 343 e C1. Confira como vai ficar:
- T11A: último horário às 19h24min (o T11 segue à noite, com intervalo mais amplo)
- C2: último horário às 20h09min
- 343: último horário bairro-Centro às 20h20min, e Centro-bairro às 21h02min
- C1: último horário às 21h
Já a operação noturna da C2.1 Praça XV/Moinhos de Vento está suspensa temporariamente. Ela havia sido criada em 6 de abril, em substituição ao C4-Balada Segura, e rodava das 22h até a 0h30min.
A EPTC pede que os passageiros que utilizam o transporte público na parte da noite consultem os horários no aplicativo TRI. Quem preferir pode conferir a tabela com os últimos horários de cada linha no site da prefeitura.