Desde as 8h desta segunda-feira (23), profissionais da saúde estão sendo vacinados contra a gripe nos postos de Porto Alegre. Diferentemente da campanha nacional, os idosos da Capital ainda não devem buscar atendimento para serem imunizados.
Para pessoas com mais de 60 anos, a vacinação terá início na quarta-feira (25) e, além dos postos, terá aplicação gratuita em 76 farmácias das redes Panvel, Agafarma e São João — que foram autorizadas a atender em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).
O início da imunização no país foi antecipado devido à pandemia do coronavírus. As doses não protegem contra a covid-19, mas auxiliam na identificação dos casos, excluindo os vírus da gripe entre as pessoas com sintoma.
Logo nas primeiras horas de vacinação nesta segunda, o Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, recebeu dezenas de pessoas buscando a imunização. Funcionários orientavam os idosos sobre o calendário e reforçavam os cuidados para este grupo de risco.
— Melhor os idosos irem na farmácia, daqui dois dias, porque aqui no posto há muitas pessoas sintomáticas, e eles não devem se expor — orientou o coordenado da unidade, Francisco Mazzuca.
No acesso pela Avenida Jerônimo de Ornelas, uma grande fila se formou até a calçada, ocupando a quadra entre a Avenida João Pessoa e a Rua Laurindo. Um servidor ordenava o distanciamento entre as pessoas — que deve ser, em média, de dois metros — para evitar contato desnecessário.
— Eu que trabalho junto a hospitais, entregando materiais, preciso dessa segurança, de proteger contra o vírus da gripe — afirmou Anderson Mercante, 44 anos, funcionário de uma empresa que fornece luvas e máscaras para a rede pública, enquanto aguardava atendimento.
No Centro Histórico, o posto de saúde Santa Marta também teve filas, que se dissipavam rapidamente devido à abertura de três salas de vacinação. Na primeira hora, foram atendidas 20 pessoas, como a estatística Cássia Lamb, 48 anos, que aproveitou um intervalo no trabalho em uma coordenadoria regional da saúde na Capital.
— Eu estou trabalhando, não podemos parar. Ppor isso vim me vacinar já no primeiro dia — explicou.