A partir desta segunda-feira (23), as cerca de 2,5 mil escolas estaduais gaúchas irão fechar as portas devido à pandemia do coronavírus. A medida é válida até 3 de abril. Com isso, os servidores que atuavam em regime de plantão passarão a trabalhar em casa. No entanto, as instituições poderão manter o oferecimento de merenda, caso avaliem que a medida é necessária.
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e as Coordenadorias Regionais (CREs) também dispensaram os servidores para trabalho remoto. O objetivo é evitar aglomerações. No período, os estudantes farão atividades fornecidas antes da suspensão das aulas, na última semana. A situação será reavaliada ao fim do período.
Merenda
Cada escola terá liberdade para decidir se seguirá servindo merenda — sobretudo para casos de regiões com alto índice de vulnerabilidade social. Antes da medida anunciada nesta segunda, o oferecimento de refeições era obrigatório. As instituições que optarem por receber os estudantes deverão informar um cronograma de atendimento à Seduc.
Assim como os alunos, os professores também terão atividades para fazer em casa durante o período — serão enviados materiais para cursos de qualificação. Atualmente, participam da ação mais de 14 mil docentes.