A Gaúcha 2 recebeu a médica infectologista Vanessa Shultz na manhã desta quinta-feira (19). A responsável pelo Controle de Infecção do Hospital Mãe de Deus respondeu dúvidas de ouvintes sobre coronavírus em um formato de consultoria.
Durante pouco mais de uma hora, ouvintes de todo o Estado ligaram para tirar dúvidas sobre a pandemia. Uma delas foi em relação à imunização contra a doença:
— Não existe vacina contra o coronavírus. A única maneira de ficar imune é quando a pessoa contrai a doença. Há relatos de pacientes que se reinfectaram, mas não é comum, porque quando você adquire a infecção, adquire imunidade. Acontece com o Influenza: há pessoas que adquirem mais imunidade do que outras quando contraem a doença. Isso ainda está sendo pesquisado.
A doutora também comentou sobre a confirmação de novos casos e de mortes no Brasil.
— O que muda é que precisamos ficar mais atentos a restrições. Os governos estaduais e municipais estão tomando várias medidas para evitar a circulação de pessoas, diminuindo o número de contatos e de infecções respiratórias.
A Gaúcha 2, disponível no site e aplicativo de GaúchaZH, é ativada diariamente para esclarecer dúvidas sobre a doença — sempre pelas manhãs e tardes, durante os programas Gaúcha Atualidade e Gaúcha+.
O convidado sempre iniciará respondendo dúvidas no AM 600 e FM 93.7. Depois, passará para a Gaúcha 2, em que poderá conversar diretamente com os ouvintes. A ligação deve ser feita pelo telefone (51) 3223-8831 durante o período em que a Gaúcha 2 estiver no ar.