A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na noite desta sexta-feira (20), autorização para a contratação de 89 trabalhadores para a área da saúde. Diante das restrições impostas na Casa em razão da pandemia de coronavírus, a sessão foi realizada em ambiente virtual. O texto inicialmente visava guarnecer a Operação Inverno, mas também auxiliará no atendimento às necessidades da população no cenário de avanço da covid-19.
Entre os pontos aprovados pelos vereadores está a contratação extraordinária de cinco enfermeiros, 40 técnicos de enfermagem, por 30 horas semanais, e de dois auxiliares de farmácia com 40 horas semanais (veja mais abaixo).
As contratações deverão vigorar por 120 dias, contados a partir da assinatura dos contratos. O vínculo poderá ser prorrogado uma vez pelo mesmo período, desde que seja comprovada a necessidade.
Três emendas foram aprovadas. As alterações incluem as contratações previstas ao atendimento das necessidades impostas pelo coronavírus e a obrigação de distribuição e o uso de EPI’s por parte dos profissionais contratados. Uma das emendas também prevê a substituição no caso de desistência de um contratado. O prazo do novo acordo passará a contar 120 dias desde o dia da nomeação.
Confira os cargos aprovados
Para o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas:
5 enfermeiros – 30 horas semanais
40 técnicos de enfermagem – 30 horas semanais
2 auxiliares de farmácia – até 40 horas semanais
Para o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul:
1 farmacêutico – até 40 horas semanais
Para atuação em Atenção Primária, Farmácias Distritais e supervisão:
9 enfermeiros assistenciais – 30 horas semanais
2 enfermeiros supervisores – 30 horas semanais
10 técnicos de enfermagem – 30 horas semanais
5 farmacêuticos – até 40 horas semanais
15 auxiliares de farmácia – até 40 horas semanais