Os principais bancos do Brasil estão reforçando a orientação para que clientes priorizem canais eletrônicos de atendimento para evitar o risco de contrair o coronavírus. Nenhuma medida restritiva nas agências foi adotada no Estado, mas a orientação é para que se use, sempre que possível, a internet e os aplicativos para celular.
Foram consultados por GaúchaZH Banco do Brasil, Caixa Federal, Santander, Itaú, Bradesco e Banrisul. As instituições acentuaram medidas preventivas com colaboradores, como o home office, e a higiene dos ambientes. O Banrisul reforçou a equipe que limpa maçanetas e corrimãos, além dos equipamentos das salas de autoatendimento. Quem atua nos caixas e na tesouraria das agências foi orientado a usar luvas para manusear dinheiro.
O Banco do Brasil informou que, nas praças com transmissão comunitária do vírus, o atendimento ao público é feito por funcionários que não integram o grupo de risco (grávidas, pessoas acima de 60 anos, diabéticos, em tratamento de câncer e doenças cardiovasculares). Funcionários vindos de qualquer viagem ao Exterior são afastados por sete dias como precaução.
No caso da Caixa, toda a rede de atendimento (agências, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui) foi instruída a colocar cartazes alertando clientes para o canal oficial com informações sobre o coronavírus, a página do Ministério da Saúde. O banco publicou ainda orientações nos perfis de redes sociais e site institucional, assim como no Internet Banking.
O Bradesco orientou seus gerentes a organizarem o atendimento nas agências nos momentos de maior concentração, tentando evitar a proximidade entre pessoas. Já o Santander recomendou que, nas agências com grande circulação ou com maior frequência de grupos de maior risco, se avalie a necessidade de entrada escalonada de pessoas para impedir aglomerações. O Itaú diz ter reforçado a limpeza dos ambientes e também estabelecido protocolos para lidar com seus colaboradores em caso de sintomas da doença.
A Federação Brasileiras dos Bancos (Febraban) anunciou na nesta segunda-feira (16) que BB, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander prorrogaram por 60 dias os vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas. A decisão abrange os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.