Coronavírus Serviço

Prevenção

Bancos não alteram horários das agências, mas orientam busca por atendimento online

Por enquanto, nenhuma instituição restringiu atendimento. Em horários de muito fluxo, gerentes poderão escalonar entrada

Os principais bancos do Brasil estão reforçando a orientação para que clientes priorizem canais eletrônicos de atendimento para evitar o risco de contrair o coronavírus. Nenhuma medida restritiva nas agências foi adotada no Estado, mas a orientação é para que se use, sempre que possível, a internet e os aplicativos para celular.

Foram consultados por GaúchaZH Banco do Brasil, Caixa Federal, Santander, Itaú, Bradesco e Banrisul. As instituições acentuaram medidas preventivas com colaboradores, como o home office, e a higiene dos ambientes. O Banrisul reforçou a equipe que limpa maçanetas e corrimãos, além dos equipamentos das salas de autoatendimento. Quem atua nos caixas e na tesouraria das agências foi orientado a usar luvas para manusear dinheiro.

O Banco do Brasil informou que, nas praças com transmissão comunitária do vírus, o atendimento ao público é feito por funcionários que não integram o grupo de risco (grávidas, pessoas acima de 60 anos, diabéticos, em tratamento de câncer e doenças cardiovasculares). Funcionários vindos de qualquer viagem ao Exterior são afastados por sete dias como precaução.

No caso da Caixa, toda a rede de atendimento (agências, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui) foi instruída a colocar cartazes alertando clientes para o canal oficial com informações sobre o coronavírus, a página do Ministério da Saúde. O banco publicou ainda orientações nos perfis de redes sociais e site institucional, assim como no Internet Banking.

O Bradesco orientou seus gerentes a organizarem o atendimento nas agências nos momentos de maior concentração, tentando evitar a proximidade entre pessoas. Já o Santander recomendou que, nas agências com grande circulação ou com maior frequência de grupos de maior risco, se avalie a necessidade de entrada escalonada de pessoas para impedir aglomerações. O Itaú diz ter reforçado a limpeza dos ambientes e também estabelecido protocolos para lidar com seus colaboradores em caso de sintomas da doença.

A Federação Brasileiras dos Bancos (Febraban) anunciou na nesta segunda-feira (16) que BB, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander prorrogaram por 60 dias os vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas. A decisão abrange os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.

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